Atenção, interessados no concurso PC SP! As inscrições para o cargo de Delegado foram reabertas até o próximo dia 16. Ademais, vale recordar que a seleção oferta 250 oportunidades de nível superior para o cargo, e que as provas serão realizadas no dia 12 de junho.
- Confira: Curso Grátis PC SP
Sendo assim, foram reabertas as inscrições para o cargo de Delegado do concurso da Polícia Civil de São Paulo. Ademais, a reabertura se deu por conta de uma modificação nos requisitos do cargo, entretanto, o cronograma não foi afetado e segue o mesmo.
Entre para o Maior Movimento de Aprovações com o Maior Desconto do ano na Assinatura Vitalícia da Nova! 2025 será o ano chave para sua Aprovação e para a concretização dos seus maiores sonhos!
ATIVAR DESCONTO!Índice
- Adquira: Apostila Concurso PC SP
- Adquira: Curso Online Concurso PC SP
Além disso, vale recordar que, no total, o concurso PC SP oferta 2.939 oportunidades de nível superior entre os cargos de Delegado, Investigador, Escrivão de Polícia e Médico Legista. Dessa forma, confira a seguir todos os detalhes!
Estude para o concurso dos seus sonhos com a Assinatura Completa da Nova. Tenha acesso a Cursos, Plataforma de Questões, Eventos Exclusivos para Assinantes e Muito Mais!
Concurso PC SP: inscrições reabertas
Portanto, as inscrições do concurso PC SP para o cargo de Delegado foram reabertas e poderão ser realizadas até o dia 16 de maio por meio do site da banca organizadora do certame, a Fundação Vunesp.
Além disso, para efetivar a participação é necessário que os candidatos efetuem o pagamento da taxa de inscrição, que possui o valor de R$ 105,50.
É igualmente importante mencionar que as inscrições para o cargo foram reabertas por conta da alteração nos requisitos do cargo quanto a exigência de atividade jurídica ou exercício de cargo policial, que passa a ser conforme a seguir:
- A comprovação de, no mínimo, dois anos de atividade jurídica será realizada na data da posse;
- A exigência de tempo de atividade jurídica será dispensada para os que contarem com, pelo menos, dois anos de efetivo exercício em cargo de natureza policial civil.
Nesse sentido, as exigências citadas deverão ser comprovadas por meio de certidões circunstanciadas e expedidas pelo órgão competente. Ademais, é preciso que os documentos indiquem as atribuições e práticas que exigem o conhecimento jurídico.
Sendo assim, a comprovação deve ser referente ao período após a formação de Bacharelado em Direito, de maneira que não serão aceitos estágios acadêmicos, por exemplo.
Vagas, cargos e remunerações
Em resumo, o concurso da Polícia Civil de São Paulo oferta 250 oportunidades para o cargo de Delegado, que exige o nível superior em Direito e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), na categoria B.
Além disso, as remunerações a serem recebidas pelos aprovados no concurso público para esse cargo possuirão os valores de R$ 10.382,48 inicialmente.
Entretanto, passou a valer no mês de março o reajuste salarial de 20% anunciado pelo governador João Dória, de forma que os ganhos podem ser ainda maiores.
Concurso PC SP: provas
Por fim, é de suma importância que os candidatos do concurso PC SP saibam que serão avaliados por meio das etapas avaliativas a seguir:
- Prova preambular (objetiva), de caráter eliminatório e classificatório;
- Prova escrita, de caráter eliminatório e classificatório;
- Comprovação de idoneidade e conduta escorreita, mediante investigação social, de caráter eliminatório;
- Prova oral, de caráter eliminatório e classificatório;
- Prova de títulos, de caráter classificatório.
Nesse sentido, a primeira etapa, de prova objetiva, está prevista para ocorrer no dia 12 de junho para o cargo de Delegado, no turno da manhã.
Sendo assim, nesse dia os inscritos deverão responder a 100 questões acerca das seguintes disciplinas:
- Direito Penal – 14 questões;
- Direito Processual Penal – 14 questões;
- Legislação Especial – 14 questões;
- Direito Constitucional – 14 questões;
- Direitos Humanos – 14 questões;
- Medicina Legal – 4 questões;
- Direito Administrativo – 14 questões;
- Direito Civil – 4 questões;
- Noções de Criminologia – 4 questões;
- Noções de Informática – 4 questões.
Além disso, no turno da tarde, nesse mesmo dia, os candidatos do cargo de Delegado deverão realizar também a prova escrita, em que deverão responder a 04 questões discursivas acerca dos conteúdos abaixo:
- Legislação Especial;
- Direito:
- Penal;
- Processual Penal;
- Constitucional;
- Humanos;
- Administrativo.