Um PL busca a criação de uma nova gratificação para os policiais civis, de São Paulo, o adicional de execução da atividade de Polícia Judiciária (AEPJ). Lembrando que o concurso PC SP está autorizado com 3,5 mil vagas. Portanto, confira detalhes!
- Confira: Apostila PC-SP 2023 – Escrivão
- Confira: Apostila PC-SP 2023 – Investigador
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui e saiba mais!
Concurso PC SP: qual será a nova gratificação?
Caso for aprovada, entrará em vigor a nova gratificação para os policiais civis em São Paulo , o adicional de execução da atividade de Polícia Judiciária (AEPJ).
Assim, o projeto de lei complementar 82/2023 segue tramitação na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), aguardando a votação.
Ademais, a proposta, de autoria do deputado estadual Reis (PT), é que o adicional atinja diversas carreiras, como:
- Escrivão de polícia
- Investigador de polícia
- Agente de telecomunicação
- Agente policial
- Papiloscopista
- Auxiliar
- Desenhista
- Fotógrafo
- Auxiliar
- Atendente de necrópsia
- Carcereiro
Como será calculado?
Portanto, caso o projeto for aprovado e a lei, posteriormente, sancionada, a nova contribuição será calculada mediante a aplicação de coeficientes sobre o valor do respectivo padrão de vencimento do cargo.
Isso acrescido do Regime Especial de Trabalho Policial – RETP e do adicional por tempo de serviço e da sexta-parte dos vencimentos, quando for o caso, na seguinte conformidade:
- I – 0,265, aos cargos que exigem nível superior;
- II – 0,132, aos demais cargos.
Novo concurso PC SP prestes a ser lançado
Ao que tudo indica, a Polícia Civil do Estado de São Paulo publicará pelo menos dois editais ainda em 2023, que já estão autorizados.
Sendo assim, em caso de aprovação e sanção da lei acima antes da posse, os aprovados no próximo concurso da Polícia Civil já terão direito ao adicional.
Assim, os últimos trâmites estão em realização, para que os documentos saiam o mais rápido, o que deve ocorrer em breve!
Isso porque a escolha da banca organizadora, por exemplo, já está em andamento. Pelo menos cinco empresas estão disputando o processo licitatório.
Portanto, são elas: Fundação Vunesp, Fundação Carlos Chagas (FCC), Fundação Getúlio Vargas (FGV), a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Uma informação que circula nas redes sociais é que a Vunesp foi a escolhida, entretanto, não há nenhum comunicado oficial até o momento.
Lembrando que a Vunesp foi a organizadora das últimas seleções, o que leva a acreditar na veracidade dessa informação.
Quais serão os cargos e vagas?
Então, de acordo com o Delegado Anderson Pires Giampaoli, a previsão é que sejam ofertadas 3.500 vagas nos editais previstos para publicação em até dois meses para a PC de São Paulo .
Sendo assim, os editais devem sair ainda no primeiro semestre de 2023. Veja a distribuição das vagas e cargos autorizados:
- Delegado: 552 vagas
- Médico Legista: 116 vagas
- Perito Criminal: 249 vagas
- Investigador: 1.250 vagas
- Escrivão: 1.333 vagas
“A ideia da Polícia Civil de São Paulo é os editais saírem entre um ou dois meses. Nós podemos dizer que ainda neste semestre já teremos os editais publicados para essas 3.500 vagas. O primeiro planejamento feito por nós prevê que os editais e as provas preambulares se deem ainda neste semestre”, revelou Giampaoli, em abril.
Posteriormente, lembrando ainda que todos os cargos têm como requisito o nível superior e oferecem salários de até R$12 mil. Saiba o que estudar, clicando aqui !
Por fim, destacamos que serão dois editais: um para escrivão, investigador, médico legista e perito criminal e outro para delegado.