Concurseiros podem comemorar! Um novo concurso PC TO foi autorizado pelo governador do estado, Mauro Carlesse, nesta quarta-feira (3). Além disso, a comissão responsável por organizar o processo também já está formada.
“Precisamos aparelhar o estado, investindo em Segurança Pública. O novo concurso é uma necessidade e uma responsabilidade já ajustando para os anos seguintes. O concurso mostra qualidade, traz pessoas com capacidade”, afirmou o governador.
O Governo assinou ainda a nomeação novos policiais civis, aprovados na última seleção, sendo que serão convocados 46 Delegados, Escrivães e Peritos que já concluíram o curso de formação.
Último Concurso PC TO
Publicado em 2014, o último concurso PC TO ofereceu 515 vagas para carreiras de nível superior, distribuídas entre:
- Delegado: 131 vagas (97 imediatas, 29 para cadastro e 5 para pessoas com deficiência);
- Médico Legista: 12 vagas (9 imediatas e três para cadastro);
- Peritos: 74 vagas (56 imediatas e 18 para cadastro);
- Agente de necrotomia: 26 vagas (19 imediatas, 6 cadastro e 1 PcD);
- Papiloscopista: 13 vagas (9 imediatas, 3 cadastro e 1 PcD);
- Escrivão: 210 vagas (153 imediatas, 48 cadastro e 9 PcD);
- Agente de polícia: 49 vagas (35 imediatas, 11 cadastro e 3 PcD).
Para a carreira de Delegado, os candidatos deveriam apresentar diploma Bacharelado em Direito para realizar a inscrição. Já os Agentes, Escrivães e Papiloscopistas tinham como requisito, graduação em qualquer área e habilitação categoria B.
Por outro lado, porém, para Agente de Necrotomia foi pedido graduação em Enfermagem e CNH categoria B. Os salários, na época, chegaram a R$ 10.735,28.
Os candidatos foram avaliados por meio de provas objetiva e discursiva, exames médico e psicológico, teste de aptidão física e avaliação de títulos, além do curso de formação.
Validade acabando
Após anos sem um novo concurso , a Polícia Civil de Tocantins espera muito em breve uma nova seleção, pois a validade do último concurso está se encerrando neste mês de março.
Assim sendo, o governo realizou a última chamada de aprovados e já anunciou os preparativos do novo edital, visando assumir um compromisso de fortalecer a Segurança do estado.
O secretário de segurança pública, Cristiano Barbosa Sampaio, afirmou que o novo concurso é mais que importante para oxigenar os quadros da Polícia Civil e que a expectativa de publicação do edital é ainda para 2021.
“É esse capital humano que faz com que as coisas aconteçam. Ao anunciar esse novo concurso, o senhor dá uma mensagem que a Segurança é importante. Reafirmo o compromisso de aumentar a segurança no estado”, disse o secretário ao governador.
Já vice-governador do Estado, Wanderlei Barbosa Castro, contou ainda que para divulgar o novo edital, o Estado teve que adequar o orçamento à Lei de Responsabilidade Fiscal.
“Só podemos fazer o concurso se tivermos condição de chamar os aprovados. Houve todo um cuidado para que o governo estivesse enquadrado, atendendo as leis. Que esse concurso seja mais uma vitória do povo tocantinense”, afirmou Castro.