Boa notícia concurseiros! Um novo concurso PC TO (Polícia Civil do Tocantins) está próximo. O governador agora autorizou a contratação da banca organizadora. Serão 332 vagas!
- Confira: Guia como montar um mapa men t al (Grátis)
Estude para o concurso dos seus sonhos com a Assinatura Completa da Nova . Tenha acesso a Cursos, Plataforma de Questões, Eventos Exclusivos para Assinantes e Muito Mais!
Concurso PC TO: preparativos avançados
Boa notícia para os concurseiros do Estado do Tocantins ! Um novo edital para a Polícia Civil está próximo e em fase final de elaboração.
Assim, nesta quarta-feira (25), o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, assinou a autorização para escolha da banca organizadora.
Sendo assim, a estimativa é que o edital seja publicado ainda em 2022, entretanto, ainda sem data confirmada.
Portanto, uma instituição será contratada para receber as inscrições, viabilizar e aplicar as etapas de seleção, como as provas objetivas.
Vale destacar que no último concurso para a corporação, que foi realizado em 2014, a Fundação Aroeira foi a banca escolhida.
Segundo o governador, a abertura do novo concurso representa a preocupação da Gestão Estadual com o fortalecimento da Segurança Pública no estado.
“Isso significa a reposição de homens e mulheres para a nossa Polícia Civil, fortalecendo as forças de Segurança Pública do Estado [SSP]. O secretário tem toda a autorização do Governo para dar andamento ao concurso”, afirmou Barbosa.
Além disso, o secretário da SSP, Wlademir Costa, confirmou que os preparativos da seleção estão avançados.
“Estamos com uma comissão formada e trabalhando com muito empenho nos trâmites de realização desse concurso, que é tão aguardado. Esse apoio só confirma o desejo desse Governo de ver nossa Polícia Civil mais forte, como mais qualidade de trabalho, o que afeta diretamente o serviço prestado à população. Faremos de tudo para que este certame saia ainda neste ano”, disse.
Previsão de vagas
Além disso, a Secretaria de Segurança Pública de Tocantins havia informado, ainda em 2021, a previsão era para uma oferta de 332 vagas. Portanto, confira os cargos e requisitos:
- Agente de polícia (nível superior em qualquer área e Carteira Nacional de Habilitação – CNH): 133 vagas;
- Delegado de polícia (nível superior em Direito e CNH): 45 vagas;
- Escrivão (nível superior em qualquer área e CNH): 58 vagas;
- Papiloscopista (nível superior em qualquer área e CNH): 24 vagas;
- Peritos (nível superior em áreas específicas e CNH): 60 vagas;
- Agente de necrotomia (nível superior em Enfermagem e CNH): 12 vagas.
Assim, o número de vagas anunciado estava de acordo com a Lei Complementar nº 173 de 17 de maio de 2020, que estabeleceu o Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus.
Ademais, ainda não há informação se o quantitativo será mantido este ano.
Já em relação aos salários atualizados, não foram informados.
Conforme o então secretário de Segurança Pública do Estado, Cristiano Sampaio, a intenção era divulgar o edital em 2021.
Assim, ele contava com que as provas fossem aplicadas no início de 2022. Entretanto, os trâmites atrasaram.