Atualizações sobre o concurso PC TO! A alteração de titularidade da Secretaria de Segurança Pública do Estado possivelmente não prejudicará o edital da seleção, que segue sendo preparado.
- Confira: Como montar um mapa mental – Grátis
Recentemente, um novo secretário de Segurança Pública do Estado do Tocantins foi nomeado após o afastamento do antigo secretário, Cristiano Sampaio. No entanto, tal ocorrência não deve afetar os preparativos do concurso PC TO.
Entre para o Maior Movimento de Aprovações com o Maior Desconto do ano na Assinatura Vitalícia da Nova! 2025 será o ano chave para sua Aprovação e para a concretização dos seus maiores sonhos!
ATIVAR DESCONTO!Índice
Além disso, o novo secretário, delegado de polícia Wlademir Costa Oliveira, recebeu no último dia 28 de outubro toda a documentação relacionada ao concurso público, e anunciou que não pretende interromper os preparativos:
“Nossa intenção é seguir o rito normal que já vinha sendo realizado pela comissão, observando os prazos e as previsões orçamentárias do governo do Tocantins, mas o objetivo é não interromper o processo”, disse.
Concurso PC TO: panorama geral
De acordo com o presidente da comissão organizadora do concurso PC TO, Marcelo Falcão, o termo de referência do edital já está em análise pela Secad (Secretaria de Administração). Após a assinatura, poderão ser realizados os procedimentos de escolha e contratação da banca:
“Enviamos a minuta com o termo de referência que agora está sob análise da Secad, uma vez que, o certame é realizado pelas duas pastas. Após assinatura do termo de referência a comissão dará seguimento para escolha da banca organizadora da seleção”, disse o presidente.
Ademais, o que se prevê é que a seleção ofereça cerca de 332 vagas imediatas para diversos cargos de nível superior. Confira a possível distribuição e os requisitos de cada carreira:
- Agente de Polícia (nível superior em qualquer área e Carteira Nacional de Habilitação – CNH): 133 vagas;
- Delegado de Polícia (nível superior em Direito e CNH): 45 vagas;
- Escrivão (nível superior em qualquer área e CNH): 58 vagas;
- Papiloscopista (nível superior em qualquer área e CNH): 24 vagas;
- Peritos (nível superior em áreas específicas e CNH): 60 vagas;
- Agente de Necrotomia (nível superior em Enfermagem e CNH): 12 vagas.
Além disso, tal quantitativo de vagas vai e acordo com a Lei Complementar nº 173 de 17 de maio de 2020, que determina que até o fim deste ano os processos seletivos apenas preencham de forma imediata os cargos vagos dos órgãos.
Vale destacar que segundo o antigo secretário, a previsão era a de que o edital saísse ainda este ano, com provas acontecendo no início de 2022. O novo secretário ainda não confirmou tal cronograma.
Último concurso PC TO
O último concurso da Polícia Civil do Tocantins aconteceu em 2014, quando foram ofertadas 515 oportunidades de nível superior, distribuídas entre os seguintes cargos:
- Delegado: 131 vagas (97 imediatas, 29 para cadastro e 5 para pessoas com deficiência);
- Médico Legista: 12 vagas (9 imediatas e três para cadastro);
- Peritos: 74 vagas (56 imediatas e 18 para cadastro);
- Agente de Necrotomia: 26 vagas (19 imediatas, 6 cadastro e 1 PcD);
- Papiloscopista: 13 vagas (9 imediatas, 3 cadastro e 1 PcD);
- Escrivão: 210 vagas (153 imediatas, 48 cadastro e 9 PcD);
- Agente de Polícia: 49 vagas (35 imediatas, 11 cadastro e 3 PcD).
Além disso, as remunerações dos aprovados na época chegavam a R$10.735,28. Durante a seleção, os inscritos passaram por diversas etapas, tais como provas objetiva e discursiva, exames médico e psicológico, teste de aptidão física e avaliação de títulos, além do curso de formação.