Novidades para os candidatos do concurso PCDF ! Já foram divulgados os resultados das provas discursivas para o cargo de Escrivão, bem como os resultados finais da avaliação objetiva.
- Confira: Como fazer uma boa revisão – Grátis
Na última quinta-feira, 4 de novembro, foi divulgado por meio do Diário Oficial do Distrito Federal as notas provisórias da avaliação discursiva do concurso PCDF para o cargo de Escrivão. Ademais, os candidatos poderão entrar com recursos entre os dias 5 e 19 de novembro.
- Adquira: Apostila Concurso PCDF
- Adquira: Curso Online Concurso PCDF
Além disso, os resultados finais de tal avaliação, bem como a convocação para avaliação biopsicossocial dos candidatos que se declararam com deficiência e a convocação para a sindicância de vida pregressa e investigação social serão publicados possivelmente no dia 25 de novembro.
Concurso PCDF: detalhes
O concurso da Polícia Civil do Distrito Federal para o cargo de Escrivão havia sido suspenso em 2020 por conta da pandemia da Covid-19. Retomada este ano, a seleção contou com provas objetivas e discursivas no dia 21 de agosto.
Além disso, outro edital da corporação também deu segmento após suspensão, para o cargo de Agente de Polícia. Para Escrivão, foram ofertadas 300 vagas efetivas de nível superior.
Ademais, após passar recentemente por reajustes, o atual salário para o cargo possui o valor de R$9.394,68, para uma jornada de trabalho de 40 horas semanais.
Quais eram os requisitos para concorrer?
Para concorrer a uma das vagas ofertadas para o cargo de Escrivão do concurso PCDF, era necessário que os candidatos cumprissem com os seguintes requisitos:
- Ter nacionalidade brasileira ou portuguesa e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo Estatuto de Igualdade entre Brasileiros e Portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, nos termos do § 1º do art. 12 da Constituição Federal;
- Estar em gozo dos direitos políticos;
- Estar quite com as obrigações militares, em caso de candidato do sexo masculino;
- Estar quite com as obrigações eleitorais;
- Possuir os requisitos exigidos para o exercício do cargo;
- Ter idade mínima de 18 anos completos na data da posse;
- Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo;
- Possuir Carteira Nacional de Habilitação, categoria “B” ou superior em plena validade;
- Possuir os requisitos psicológicos compatíveis com as atribuições do cargo, nos termos do Decreto Federal nº 7.308, de 22 de setembro de 2010, apurados na fase de avaliação psicológica;
- Ter conduta irrepreensível e idoneidade moral inatacável, as quais serão apuradas por meio de sindicância de vida pregressa e investigação social;
- Não estar cumprindo ou não ter cumprido sanção criminal;
- Não estar cumprindo ou não ter cumprido sanção administrativa ou por improbidade, aplicada pelo Poder Judiciário ou pela Administração Pública Federal, Distrital, Estadual ou Municipal;
- Cumprir as determinações deste edital;
- O candidato deverá declarar, na solicitação de inscrição, que tem ciência e aceita que, caso aprovado, deverá entregar os documentos comprobatórios dos requisitos exigidos para o cargo por ocasião da posse.
Concurso PCDF: como foram as provas?
Além disso, os candidatos do concurso da Polícia Civil do Distrito Federal para o cargo de Escrivão já passaram por algumas das etapas avaliativas do edital, como as provas objetivas e discursivas, realizadas em agosto. Confira todas elas:
- Provas objetivas e discursivas;
- Prova prática de digitação;
- Exames biométricos e avaliação médica;
- Prova de Capacidade Física;
- Avaliação Psicológica;
- Sindicância de vida pregressa e investigação social;
- Curso de Formação Profissional.
Ademais, durante a prova objetiva, os inscritos no processo seletivo que contou com o Cebraspe como organizador responderam a 120 questões sobre as seguintes disciplinas:
Conhecimentos Básicos:
- Língua Portuguesa;
- Língua Inglesa;
- Conhecimentos sobre o Distrito Federal;
- Atualidades.
Conhecimentos Específicos:
- Noções de Direito Constitucional;
- Noções de Direito Penal;
- Noções de Direito Processual Penal;
- Noções de Direitos Humanos;
- Informática;
- Matemática e Raciocínio Lógico.