Atenção, concurseiros! A data de aplicação das provas do concurso Perícia Oficial AL foi novamente alterada e agora a avaliação acontecerá apenas em dezembro. A oferta é de 242 vagas, sendo 121 imediatas.
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui e saiba mais!
Entre para o Maior Movimento de Aprovações com o Maior Desconto do ano na Assinatura Vitalícia da Nova! 2025 será o ano chave para sua Aprovação e para a concretização dos seus maiores sonhos!
ATIVAR DESCONTO!Índice
Concurso Perícia Oficial AL: nova alteração na data das provas
As provas objetivas do concurso da Perícia Oficial do Estado de Alagoas ainda vão demorar mais alguns meses para serem aplicadas.
Isso porque, nesta terça-feira (2), o Cebraspe comunicou novo adiamento das provas, que agora serão aplicadas apenas em dezembro, no dia 18.
Vale destacar que primeiramente eles estavam marcadas para 31 de julho. Depois, elas foram adiadas para 21 de agosto. Entretanto, houve novo adiamento.
Segundo a banca, a decisão de adiar os exames partiu da Secretária de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio.
Entretanto, é importante destacar que entre novembro e dezembro acontece a Copa do Mundo de Futebol, o que pode gerar novo atraso.
Mas, por ora, a data está marcada e a banca ainda prevê que os locais de prova sejam divulgados a partir do dia 7 de dezembro.
Confira o documento completo, clicando aqui. Além disso, veja abaixo como ficou o novo cronograma da seleção:
Mais adiamentos no estado
Não foi só este concurso que teve provas adiadas, mas também o da Polícia Civil e da Polícia Científica.
Ambas terão agora também provas aplicadas em dezembro, sendo da Civil, para Delegado, no dia 11, e para a Cientifica no dia 18.
“A Secretaria de Planejamento, Gestão e Patrimônio de Alagoas (Seplag-AL), comunica que, devido as ocorrências nos últimos concursos da área de Segurança Pública e consequente instauração de inquéritos policiais para investigação das fraudes, vimos a necessidade, juntamente com o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação, Seleção e Promoção de Eventos (Cebraspe), de prorrogar, inicialmente, a data das provas para aprimorar as medidas de segurança do evento. Enfatizamos, ainda, que a escolha dos dias 11 e 18 de dezembro de 2022, se dão em decorrência da indisponibilidade de locais para aplicação das provas, posto que em novembro, outros exames nacionais ocorrerão, a exemplo do Enem e do Enade.”, disse a secretaria em nota.
Como serão as provas?
Com aplicação marcada para Maceió, as avaliações serão no turno da manhã para nível superior e no turno da tarde para nível médio.
Portanto, serão 120 questões de múltipla escolha acerca de diversas disciplinas, que variam conforme o cargo. Sendo assim, confira:
- Língua Portuguesa
- Noções de Informática
- Raciocínio Logico
- Conhecimentos Gerais/Atualidades
- Criminalística
- Noções de:
- Direito Administrativo
- Direito Constitucional
- Medicina Legal
- Direito Penal
- Direito Processual Penal
- Matemática
- Conhecimentos Específicos
Por outro lado, as provas discursivas consistirão na elaboração de uma redação de, no máximo, 30 linhas acerca do tema de Atualidades.
Vale destacar que a discursiva será somente para os cargos de nível superior, além de Investigação Social e Curso de Formação.
Concurso Perícia Oficial AL: vagas, cargos e salários
Ademais, o concurso da Perícia Oficial do Estado de Alagoas foi publicado com a oferta total de 242 vagas.
Assim, são oportunidades entre os cargos de níveis médio e superior, sendo 121 imediatas e 121 para um cadastro reserva. Portanto, veja a distribuição:
- Nível Médio
- Auxiliar de Perícia (40)
- Técnico Forense (14)
- Nível Superior
- Papiloscopista (11)
- Perito Criminal:
- Análise de Sistemas/Ciências da Computação/Informática/Tecnologia de Processamento de Dados/Sistemas de Informação/Engenharia da Computação/Engenharia de Software (4);
- Biomedicina e Ciências Biológicas (4);
- Ciências Contábeis/Econômicas e Administração (2);
- Engenharia Civil (3);
- Direito (2);
- Engenharia Elétrica/ Eletrônica/de Redes de Comunicação / de Redes de Telecomunicação (2);
- Engenharia Mecânica/Mecatrônica (3);
- Farmácia (4);
- Engenharia Química/Bioquímica/Química/Química Industrial (4);
- Física (1);
- Fonoaudiologia (1);
- Geologia/Mineralogia/Engenharia Agronômica/Engenharia de Agrimensura/Engenharia Florestal (2);
- Perito Médico Legista (21);
- Perito Odontolegista (5).
Além disso, os salários iniciais variam entre R$ 2.760,83 e R$ 9.646,81, a depender do cargo escolhido.
Vale destacar que houve, recentemente, retificação no edital do certame, alterando os valores dos salários. Clique e confira!
Ademais, vale frisar que os contratados serão lotados nas cidades de Maceió ou Arapiraca.