Secretário do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), Fabrício Marques, comentou a possibilidade de um novo concurso Perícia Oficial AL.
- Confira: Como Montar Mapas Mentais (Grátis)
O órgão teve suas vagas aumentadas recentemente, mas desde então não conseguiu abrir novas seleções e permanece com cargos em aberto.
No dia 02/01/2025 às 9h33 da manhã vamos iniciar o maior movimento de aprovações da história! Garanta sua vaga e concorra a Assinaturas Vitalícias da Nova!
INSCREVA-SE!Índice
O entrave para a abertura de seleções para a Perícia Oficial do Alagoas foi a Lei 173/2020, que restringe a abertura de novos concursos apenas para preencher vacâncias.
No caso da Perícia, os cargos vagos são cargos novos, portanto não se encaixam na Lei.
A Procuradoria Geral do Estado do Alagoas deu um parecer contra a publicação de um edital do concurso Perícia Oficial AL e o secretário da Seplag se manifestou:
“A PGE está entendendo que nós não temos condições de lançar esse edital este ano ainda. Então, nós estamos trabalhando com todo o processo, para deixar o edital pronto e, se de fato o entendimento for esse, lança-lo no 1° dia útil de 2022.”
Concurso Perícia Oficial AL está autorizado
O concurso Perícia Oficial AL, um dos mais importantes do Estado do Alagoas, foi autorizado em fevereiro deste ano. Obtiveram o aval para preenchimento 81 vagas nas carreiras:
- Técnico Forense, de nível médio;
- Perito Criminal, em diversas especialidades, de nível superior;
- Perito Médico Legista, de nível superior;
- Perito Odontolegista, de nível superior;
- Papiloscopista, de nível superior.
O concurso, caso a PGE mude seu parecer, pode ser lançado em julho de 2021. Caso contrário, só acontecerá em 2022.
Após a autorização do concurso, a banca organizadora deveria ter sido escolhida, mas esse processo ainda está em andamento.
A banca mais cotada tem sido o Cebraspe, que já está a frente de vários outros concursos no Alagoas.
Segundo o secretário Marques, o Estado nordestino está trabalhando “em um cenário em que o Cebraspe fique com todos os concursos. Nós já temos o entendimento da PGE pela contratação mais simples da banca.”
No entanto, Marques garante que, se houver qualquer dificuldade, esse cenário poderá ser alterado.