Concurso PF 2021: Confira a nota de corte da prova objetiva!

Concurso Polícia Federal poderá contar com novas convocações, uma vez que o ministro da Justiça enviou à Presidência um pedido para desconsiderar a cláusula de barreira.

Os resultados das provas do Concurso PF 2021 já estão sendo divulgados e os candidatos querem saber: qual foi a nota de corte do certame?

De acordo com os resultados das Provas Objetivas da Polícia Federal, as notas de corte para cada cargos é:

  • Agente: na Ampla Concorrência, a nota de corte é de 75 pontos e nas Cotas Raciais é de 68;
  • Escrivão: na Ampla Concorrência, a nota de corte é de 66 pontos e nas Cotas Raciais é de 59;
  • Papiloscopista: na Ampla Concorrência, a nota de corte é de 64 pontos e nas Cotas Raciais é de 55.

Vale ressaltar que a note de corte pode mudar com os resultados da Prova Discursiva.

A nota de corte oficial só poderá ser definida com o resultado final de todas as Provas que foram aplicadas, portanto essas notas são somente uma hipótese.

Alguns especialistas, no entanto, apontam que as notas de corte do 2021 serão mais baixas do que as de 2018, exceto para o cargo de Escrivão, que foi muito baixa no concurso passado (de 49 pontos somente).

Notas de corte do último concurso PF

O último concurso da Polícia Federal ocorreu em 2018 e ofertou vagas para os cargos:

  • Escrivão (80 vagas);
  • Agente (180 vagas);
  • Papiloscopista (30 vagas).

Além desses três, que são os mesmo ofertados no concurso de 2021, foram ofertadas vagas para Delegado e Perito Criminal também.

No caso do cargo de Agente, os candidatos que seriam selecionados para a segunda fase de avaliações deveriam ficar entre os 540 primeiros. Para isso, era preciso ter 56,6% do aproveitamento de ponto totais da prova, que valia 120. Ou seja, era preciso tirar 68 pontos.

Para o cargo de Escrivão, os candidatos deveriam ficar entre os 240 primeiros para dar continuidade nas avaliações. A nota de corte correspondeu a 40,8% do valor total da prova objetiva (120), ou 49 pontos.

Os candidatos que disputaram uma vaga de Papiloscopista passaram por uma Prova Discursiva, que valia 13 pontos, além da Objetiva, que valia 120.

De todos os inscritos, somente os 88 primeiros colocados teriam sua Prova Discursiva corrigida e, para isso, era preciso ter tirado 56,4 pontos na Objetiva, ou ter 42% de aproveitamento.

Vale ressaltar que esses valores apontados excluem as notas das provas Discursivas.