• Página Inicial
  • Concurso PF: 792 policiais são desligados mediante Reforma da Previdência!

Concurso PF: 792 policiais são desligados mediante Reforma da Previdência!

icone calendario 16 jul 2024

Com a nova Reforma da Previdência, 792 Policias Federais foram desligados da corporação gerando um grande déficit de servidores o que demostra uma maior urgência de ocorrer um novo Concurso PF , para poder suprir as vacâncias dos cargos.

⇒ Confira todas as informações na página do concurso!

Situação atual do concurso PF

A notícia sobre os desligamentos dos servidores, foi confirmada pelo Presidente da Federação Nacional dos Policias Federais, Luis Boudens, revelando que somente neste ano, 792 policias já deixaram o órgão. Os motivos, destes desligamentos, são diversos como falecimentos ou pedidos de demissão, porém as aposentarias ainda continuam ganhando o maior destaque.

Segundo dados do Painel Estatístico de Pessoal do Ministério do Planejamento, foram cerca de 500 aposentadorias, sendo 206 somente deste ano de 2019, esses dados são referentes até o mês de julho dos cargos da Área Policial.

Já na Área Administrativa, a Polícia Federal registrou 114 aposentadorias em um ano, desde o término do último concurso de 2018. Na Área de Apoio, não há a presença de formação de cadastro de reserva que permite realizar novas convocações.

Segundo o Presidente da Federação Nacional dos Policias, aqueles servidores que já estão propícios a aposentar provavelmente irão aproveitar o momento para finalizar o processo, antes da votação da reforma no Senado. Com isso, irá ocorrer mais saídas da corporação, durante as próximas semanas.

Nova proposta de Emenda poderá beneficiar os Policias do órgão

Uma nova proposta de Emenda à Constituição (PEC) Paralela, tramita no Senado, podendo beneficiar os Policiais, Bombeiros, Agentes Prisionais e ainda outras carreiras de Segurança Pública. Afinal, ela menciona regras mais brandas para a aposentadoria para essas carreiras.

Se a proposta for aprovada, contará com emendas e sugestão de alterações não incluídas no documento de reforma da Previdência. O Senado comunica que uma Lei Complementar determine as regras e critérios próprios para que assim seja concedida a aposentadoria e pensão para Policiais Federais.

A nova proposta da Reforma da Previdência determina a idade mínima de 55 anos, além de 30 anos de contribuição e 25 anos de exercício na função. Recentemente, não há idade mínima de Policias para se aposentarem, apenas um tempo de contribuição, que é de 30 anos para homens e 25 para mulheres.

Os diretores da Fenapef estiveram, na última semana com o Senador Marcelo Castro, em Brasília, e uma das pautas discutidas foi a PEC Paralela. A equipe reforçou a necessidade de alguns ajustes no documento . “A PEC pararela foi bem recebida por nós”, disse Luis Boudens, destacando que a aposentadoria é um dos únicos direitos que os cargos da Polícia contém, afinal eles não recebem outros tipos de privilégio como FGTS e horas extras.

Novos concursos PF

O órgão confirmou o envio de dois pedidos,ao Ministério da Economia, para realização de novos concursos , com isso a qualquer momento novos editais podem ser aprovados pelo Governo.

A confirmação do primeiro pedido, foi confirmado pela Diretora de Gestão de Pessoal Substituta, Vanessa Gonçalves Leite Souza, no qual revela que nesta solicitação há somente a presença de vagas nos setores da Área Policial.

É previsto cerca de 600 vagas de Agente Policial com exigência de nível superior em qualquer área de graduação e devem possuir Carteira Nacional de Habilitação. Os salários inicias são de R$ 12.441,23.

no segundo pedido, que foi confirmado pela Fenapef, há a menção de vagas destinadas para a Área de Apoio, o pedido foi feito para 234 vagas, sendo de níveis médio e superior. No total, há 834 vagas solicitadas para compor o órgão.

Saiba mais sobre o Concurso Polícia Federal: Mais de 2,5 mil vagas solicitadas!

Notícias relacionadas