Concurso PF: Candidatas gestantes podem solicitar adiamento de avaliação, confira!

Concurso Polícia Federal poderá contar com novas convocações, uma vez que o ministro da Justiça enviou à Presidência um pedido para desconsiderar a cláusula de barreira.

Informações importantes para as candidatas gestantes do concurso PF (Polícia Federal)! De acordo com documento oficial, as gestantes poderão adiar a realização das avaliações de saúde para o concurso.

Na última quarta-feira, 4 de agosto de 2021, o Diário da União publicou o documento que comunica que as candidatas gestantes do concurso que possuírem restrições ou impedimentos para realizar as avaliações conforme o cronograma do edital, poderão solicitar o adiamento.

Mais de 57 Mil Vagas em 2025!🎉

Entre para o Maior Movimento de Aprovações com o Maior Desconto do ano na Assinatura Vitalícia da Nova! 2025 será o ano chave para sua Aprovação e para a concretização dos seus maiores sonhos!

ATIVAR DESCONTO!

Concurso PF: adiamento de avaliações para gestantes

De acordo com a publicação do Diário, as gestantes deverão comprovar seu estado gravídico por meio de envio de documento.

Para o adiamento das avaliações de saúde, as mulheres em tal condição deverão acessar o site da banca organizadora, o Cebraspe. As orientações presentes no documento são:

a) acessar link específico no endereço eletrônico http://www.cebraspe.org.br/concursos/pf_21;
b) no campo apropriado, assinalar a sua pretensão de adiamento da realização da avaliação médica; e
c) enviar, via upload, documento médico que comprove o seu estado gravídico.

A solicitação pode ser feita até as 18 horas do dia 6 de agosto de 2021.

Concurso Polícia Federal

O concurso PF teve suas inscrições encerradas no dia 9 de fevereiro de 2021. Para pessoas com deficiência, o encerramento aconteceu no dia 1 de abril.

O número de vagas oferecidas pelo concurso é de 1.500, distribuídas entre os cargos de Delegado, Agente, Escrivão e Papiloscopista da seguinte maneira:

  • Agente: 893 vagas;
  • Delegado: 123 vagas;
  • Escrivão: 400 vagas;
  • Papiloscopista: 84 vagas.

Para todos os cargos exige-se o nível superior de escolaridade, e a jornada de trabalho semanal para todas as carreiras é de 40 horas.

A remuneração para os cargos de Agente, Escrivão e Papiloscopista é de R$12.522,50. O cargo de Delegado, por sua vez, possui o vencimento de R$23.692,74.

Concurso PF: provas

A primeira etapa de avaliações para o concurso PF já aconteceu no dia 23 de maio de 2021. Nessa data, realizaram-se as provas objetivas e discursivas, que contavam com 120 questões do tipo CERTO ou ERRADO para a prova objetiva, e a produção de uma redação para a discursiva.

Além disso, a segunda etapa de avaliações, o Exame de Aptidão Física (TAF) também já ocorreu nos dias 3 e 4 de julho. As próximas etapas a serem realizadas pelos candidatos são:

  • Exame Médico (eliminatório);
  • Prova Oral (eliminatória e classificatória, somente para Delegado);
  • Prova Prática de Digitação (eliminatório, somente para Escrivão);
  • Avaliação de Títulos (classificatória);
  • Avaliação Psicológica (eliminatória).

Segundo documento publicado pelo Cebraspe, o concurso contou com um total de 321.615 inscritos. A carreira de Agente foi a mais procurada, recebendo 222 mil inscrições.