Concurso PF: Locais de provas no RJ e BH são alterados!

Concurso Polícia Federal poderá contar com novas convocações, uma vez que o ministro da Justiça enviou à Presidência um pedido para desconsiderar a cláusula de barreira.

Muita atenção concruseiros! As provas do Concurso PF foram confirmadas para este domingo, dia 23 de maio, em todo o Brasil. Entretanto, os locais para aplicação em Belo Horizonte e no Rio de Janeiro foram alterados. Confira!

Concurso PF: locais de provas

O anúncio de alteração do concurso foi feito pela banca organizadora do concurso, o Cebraspe. A orientação da banca é para que os candidatos que já haviam consultado os locais anteriormente, consultem novamente para verificar se foram afetados.

Mais de 57 Mil Vagas em 2025!🎉

Entre para o Maior Movimento de Aprovações com o Maior Desconto do ano na Assinatura Vitalícia da Nova! 2025 será o ano chave para sua Aprovação e para a concretização dos seus maiores sonhos!

ATIVAR DESCONTO!

Entretanto, a banca não informou quais e quantos locais foram trocados e nem o motivo, o que só é possível que cada candidato saiba, fazendo a consulta pelo sistema.

E, por falar nisso, você já checou seu local de prova? Além disso, confira como serão as provas e as recomendações para a aplicação, clicando aqui.

Concurso PF: provas mantidas

Em meio ao risco de suspensão e/ou adiamento, a Polícia Federal e o Cebraspe emitiram um comunicado confirmando a aplicação da provas para o dia 23 de maio.

Na última quarta-feira (19), por exemplo, foi impetrada uma ação judicial com caráter de urgência para pedir o adiamento das provas, tendo como justificativa um Decreto da Prefeitura de Curitiba, que restringiu as atividades da cidade e proibiu o acontecimento de concursos públicos.

Confira o que o Decreto 890/2021 proíbe: Reuniões com aglomerações de pessoas, incluindo concursos e processos seletivos, eventos, comemorações, assembleias, confraternizações, encontros familiares ou corporativos, em espaços de uso público, localizados em bens públicos ou privados;

Segundo o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), o Decreto só vale para concursos de âmbito municipal, o que fez com que o concurso da PF fosse mantido.

Os envolvidos também confirmaram nesse documento que os locais das aplicações em Curitiba serão ratificados. Além disso, a banca reforçou que todos os cuidados necessários serão tomados para evitar a proliferação da Covid-19.

José Moura Neto, o jurista responsável pela ação judicial que pede a suspensão, disse que a resposta dada pela Polícia e pela organizadora soaram como ameaça ao poder municipal, já que Estados e Município têm a liberdade de criar suas próprias maneiras de combater o vírus e amenizar a situação sanitária.

Concurso PF: cargos e salários

O edital do concurso foi publicado em janeiro, trazendo a oferta de 1.500 vagas para diversos cargos, sendo:

  • Agente de polícia  – 893 vagas
  • Escrivão de polícia  – 400 vagas;
  • Papiloscopista policial federal  – 84 vagas;
  • Delegado de polícia  – 123 vagas.

Para as carreiras é exigido nível superior em qualquer área. A exceção é para o cargo de Delegado que exige formação em Direito. Os salários ficam entre R$12.980,50 e R$ 24.150,74, dependendo do cargo.