Edital do concurso PGE CE pode ser publicado em breve. A banca organizadora da seleção já está definida.
Vale ressaltar as vagas serão para o cargo de Procurador. Para concorrer, é preciso ter o curso de nível superior em Direito na modalidade bacharelado.
Concurso PGE CE: banca definida
Atenção, candidatos! Os trâmites para a publicação do edital do concurso para a Procuradoria Geral do Estado do Ceará seguem avançando.
Foi publicado no Diário Oficial do Estado do último dia 31 de agosto, o extrato da dispensa de licitação que confirma a banca Cebraspe como organizadora do próximo concurso.
Sendo assim, a banca ficará responsável por publicar o edital, receber as inscrições e aplicar as principais etapas de seleção, faltando apenas a assinatura do contrato.
O documento não conta com detalhes sobre o cronograma, porém, a banca e o órgão devem começar em breve a definir os preparativos e o calendário do concurso. O edital pode ser publicado ainda este ano.
Vale ressaltar que além de já ter banca, a seleção já tem aval e comissão formada. A autorização, foi confirmada pelo governador Camilo Santana. Já a comissão, ela foi publicada oficialmente no Diário Oficial.
Camilo falou sobre todos os órgãos que têm concursos previstos no estado, e destacou sobre a procuradoria, dizendo:
“Também já autorizei o concurso, que já está em elaboração, para a Procuradoria Geral do Estado (…) Semace e PGE são concursos já autorizados por mim”, disse Camilo.
Como foi o último concurso PGE CE?
A procuradoria cearense não realiza seleções há mais de dez anos. Dessa maneira, a PGE CE vê o seu quadro de pessoal sofrer com déficit de servidores.
O governador Camilo Santana, recentemente, anunciou uma série de certames , mas não contemplou a Procuradoria Geral do Estado neste pacote.
O último edital ofertou 20 vagas. No fim, 70 aprovados foram convocados para tomar posse. A estrutura deverá ser a mesma do anterior, quando foram aplicadas três fases:
- Prova Objetiva (eliminatória e classificatória);
- Prova discursiva (eliminatória e classificatória);
- Avaliação de títulos (classificatória).
A prova objetiva teve total de 100 pontos, contando com 100 questões objetivas e duração máxima de quatro horas e meia, tendo as seguintes disciplinas:
- Direito Constitucional
- Direito Administrativo
- Direito Financeiro
- Direito Tributário
- Direito Ambiental
- Direito Civil
- Direito Comercial
- Direito Processual Civil
- Direito do Trabalho
- Direito Processual do Trabalho
- Direito Processual Penal
- Direito Penal
- Direito Previdenciário