Boas notícias, concurseiros! Foi informado que a previsão é de que a abertura do edital para o novo concurso PGE RJ aconteça no mês de dezembro, com provas para 2022.
O novo concurso da Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro foi recentemente autorizado, depois de muitos anos de espera. As vagas serão de níveis médio e superior, com atrativas remunerações.
Além disso, esse novo edital para a Procuradoria já vinha sendo estudado desde 2020. O andamento de tais análises foi dado quando o Procurador Bruno Dubeux assumiu o cargo:
“Assim que assumi o posto de Procurador-Geral do Estado, me deparei com esse expediente aberto e determinei que os números fossem atualizado e que um estudo sobre a necessidade do referido certame fosse feito para que, dessa forma, eu pudesse levar o tema ao governador.”
Concurso PGE RJ: detalhes
O novo concurso PGE RJ oferecerá 12 vagas imediatas para os cargos de Analista Processual e Técnico Processual.
Dessa forma, 10 das vagas são para o cargo de Analista, que exige o nível superior de escolaridade. Sendo assim, as outras 2 vagas são para a carreira de Técnico, que tem por exigência apenas o ensino médio.
Além disso, a possibilidade de formação de cadastro reserva não foi descartada, de forma que outras notícias podem aparecer conforme o andamento dos trâmites.
Ademais, a remuneração para o cargo de Técnico conta com um valor de R$5.150, enquanto que para Analista os ganhos são de R$6.990. A Procuradoria já confirmou que as provas devem acontecer até março de 2022.
Quais serão os requisitos?
Com base no último edital para concurso PGE RJ, pode-se observar que alguns dos requisitos básicos para concorrer aos cargos são:
- ser brasileiro ou gozar das prerrogativas previstas dos Decretos nºs 70.391/72 e 70.436/72 e do art. 12 da Constituição Federal;
- ser maior de 18 anos;
- estar em dia com as obrigações eleitorais, para os candidatos de ambos os sexos, e militares, para os do sexo masculino;
- não registrar antecedentes criminais, achando-se no pleno exercício de seus direitos civis e políticos;
- ser aprovado no estágio experimental, que terá duração de 06 (seis) meses, nos termos do Decreto-Lei n.º 220/75.
Além disso, os candidatos também precisam comprovar seu nível de escolaridade por meio de Diploma ou Certificado reconhecido pelo Ministério da Educação.
Concurso PGE RJ: provas
De acordo com a Procuradoria Geral do Rio de Janeiro , as provas para o concurso devem acontecer até o fim do primeiro trimestre de 2022.
Ainda não são muitas as informações obtidas, uma vez que o edital ainda não foi publicado. No entanto, em 2016 um projeto básico foi elaborado para o concurso, de onde é possível tirar proveito de algumas informações.
Segundo o projeto, para o cargo de Técnico os candidatos realizariam uma prova objetiva de 60 questões sobre tópicos de Língua Portuguesa, Informática, Noções de Direito Administrativo, Constitucional e Penal.
Já para a carreira de Analista, seriam respondidas 70 questões de Língua Portuguesa e Conhecimentos Específicos. Além disso, os inscritos no cargo de nível superior também seriam submetidos a uma Avaliação de Títulos.