Ainda suspenso e sem previsão de ser retomado, o concurso PM AL (Polícia Militar de Alagoas) foi pauta de reunião nesta semana entre a Secretaria de Planejamento e Gestão e a banca Cebraspe.
Concurso PM AL: reunião trata sobre retomada do concurso
O concurso da Polícia Militar de Alagoas continua suspenso, após fraudes apontados na aplicação dos exames. Ainda não há uma data prevista para retomada.
E, nesta semana, a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) e o Cebraspe, banca organizadora, se reuniram para tratar sobre os trâmites da seleção.
O registro foi publicado nas redes sociais, pela secretaria. O encontro foi na sede da banca de Brasília.
“Nosso dia começou em Brasília, junto ao Cebraspe, para acompanhar de perto o andamento de toda a questão sobre o concurso da @pmal.oficial . Estamos monitorando e conversando diretamente com a banca para que possamos oferecer todo o suporte necessário para as investigações nesse momento. Somos os principais interessados na elucidação do caso e não mediremos esforços para que tão breve tenhamos uma resolução!”, escreveu a secretaria no Instagram.
Mesmo que os órgãos já estejam se movimentando para adiantar possíveis processos, ainda não há previsão de quando a retomada acontecerá.
Concurso PM AL: Governador diz que aguardará investigações
O concurso da Polícia Militar de Alagoas foi suspenso em 15 de setembro, após fraudes apontados na aplicação das provas.
A decisão foi anunciada pelo secretário Fabrício Marques, após a seleção ser acionada judicialmente.
E, segundo o governador do estado, Renan Filho, a paralisação deverá se estender até o fim das investigações, uma vez que dependerá de uma decisão da justiça para sua retomada.
De acordo com o governador, qualquer decisão que for tomada não será dada somente pelo governo de Alagoas, já que o problema está judicializado.
.”O concurso da polícia foi suspenso pela Justiça e pela comissão organizadora do governo. Nós estamos aguardando a finalização das investigações para tomar uma decisão. É óbvio que agora a decisão não será só do governador. O problema está judicializado. A decisão será da Justiça e do Governo do estado. Espero que a gente encontre um caminho para fazer justiça e não permita fraude no concurso, e que garanta que as pessoas tenham condições de fazer as provas e serem aprovadas se tiverem conhecimento. Se a fraude não tiver amplitude, que a gente siga em diante. Mas isso não será decidido pelo governador, está judicializado. Espero que nos próximos dias a gente conclua as investigações para tomar uma decisão”, afirmou ele.
Concurso PM AL: resultados das provas já foram publicados
Enquanto a novela não acaba, sobre a suspensão, os resultados das avaliações objetivas e os provisórios da discursiva já estão publicados pelo Cebraspe.
Vale ressaltar que as provas foram realizadas no dia 15 de agosto, quando foram cobradas questões de Conhecimentos Básicos e Específicos.
Concurso PM AL: vagas, salários e próximas etapas
O concurso da Polícia Militar de Alagoas está ofertando 1.060 vagas, sendo 1.000 para Soldados e 60 para Oficiais. A exigência é o Ensino Médio.
Já os salários para o cargo de Soldado são de R$ 4.250,06 (após o curso de formação), enquanto para os Oficiais, o vencimento é de R$ 8.099,94.
Além das provas, caso seja mantido, o concurso avaliará os candidatos ainda com as seguintes etapas:
- teste de aptidão física;
- avaliação médica das condições de saúde física e mental;
- avaliação psicológica;
- comprovação documental;
- investigação social; e
- exame toxicológico.