De acordo com o comunicado publicado pelo Seplag, o concurso PM AL segue suspenso e sem previsões para retorno.
A Seplag (Secretaria de Planejamento, Gestão e Patrimônio de Alagoas) divulgou em suas redes sociais um comunicado que informa que o concurso da Polícia Militar do estado segue suspenso.
Entre para o Maior Movimento de Aprovações com o Maior Desconto do ano na Assinatura Vitalícia da Nova! 2025 será o ano chave para sua Aprovação e para a concretização dos seus maiores sonhos!
ATIVAR DESCONTO!Índice
- Adquira: Apostila Concurso PM AL
- Adquira: Curso Online Concurso PM AL
Além disso, de acordo com o comunicado, qualquer novidade será informada, mas que maiores informações serão dadas apenas após a finalização das investigações que vem acontecendo.
Concurso PM AL: suspensão
O concurso da Polícia Civil do Estado do Alagoas foi suspenso no dia 15 de setembro, após a divulgação do resultado final das provas objetivas realizadas. O que levou à suspensão foi uma suposta fraude durante a aplicação das avaliações.
Ademais, a ação foi movida pelo advogado José Moura Neto, que solicitou que o concurso fosse suspenso e que os resultados finais da prova fossem anulados.
Dessa forma, enquanto as investigações seguem em curso, o processo seletivo que conta com a organização do Cebraspe não pode dar andamento.
“O concurso da polícia foi suspenso pela Justiça e pela comissão organizadora do governo. Nós estamos aguardando a finalização das investigações para tomar uma decisão. É óbvio que agora a decisão não será só do governador. O problema está judicializado. A decisão será da Justiça e do Governo do estado. Espero que a gente encontre um caminho para fazer justiça e não permita fraude no concurso, e que garanta que as pessoas tenham condições de fazer as provas e serem aprovadas se tiverem conhecimento. Se a fraude não tiver amplitude, que a gente siga em diante. Mas isso não será decidido pelo governador, está judicializado. Espero que nos próximos dias a gente conclua as investigações para tomar uma decisão”, afirmou o governador Renan Filho.
Vagas, cargos e remunerações
O concurso PM AL oferece 1.060 vagas, sendo 1.000 para Soldado e 60 para Oficial. Além disso, o requisito para as oportunidades é o nível médio completo de escolaridade.
Ademais, as remunerações para a carreira de Soldado são de R$4.250,06 após a finalização do curso de formação. Já para Oficiais os ganhos são de R$8.099,94.
Concurso PM AL: provas
Além das provas objetivas e discursivas, que já foram realizadas pelos candidatos e que podem ser anuladas, os inscritos ainda devem passar pelas seguintes etapas avaliativas:
- Teste de aptidão física, de caráter eliminatório;
- Avaliação médica das condições de saúde e psicológica, de caráter eliminatório;
- Apresentação e comprovação documental, de caráter eliminatório;
- Investigação social, de caráter eliminatório;
- Exame toxicológico, de caráter eliminatório.
Por fim, vale destacar que durante a prova objetiva os candidatos responderam a 120 questões sobre as seguintes disciplinas:
Oficial Combatente
Conhecimentos Básicos
- Língua Portuguesa
- Língua Estrangeira (Inglês)
- Atualidades (Somente para a Prova Discursiva)
- Noções de Informática
Conhecimentos Específicos
- Ciências Sociais
- Ciências da Natureza
- Matemática
- Legislação Pertinente ao Policial Militar de Alagoas
- Noções de Direito Penal
- Noções de Direitos Humanos
- Noções de Processo Penal
- Noções de Direito Constitucional
- Noções de Direito Administrativo
Soldado Combatente
Conhecimentos Básicos
- Língua Portuguesa
- Noções de Informática
- Matemática
Conhecimentos Específicos
- Ciências Sociais
- Legislação Pertinente ao Policial Militar de Alagoas
- Noções de Direito Administrativo
- Noções de Direito Constitucional
- Noções de Processo Penal
- Noções de Direitos Humanos