Atenção, concurseiros! O concurso PM AM, com uma oferta de 1.350 oportunidades de níveis médio e superior, terá provas em fevereiro. Saiba mais!
De acordo com a banca organizadora, Fundação Getúlio Vargas, as provas do certame da Polícia Militar do Amazonas está mantida para o dia 06 de fevereiro.
Entre para o Maior Movimento de Aprovações com o Maior Desconto do ano na Assinatura Vitalícia da Nova! 2025 será o ano chave para sua Aprovação e para a concretização dos seus maiores sonhos!
ATIVAR DESCONTO!Índice
- Adquira: Apostila Concurso PM AM
- Adquira: Curso Online Concurso PM AM
O comunicado foi feito após o Tribunal de Contas do Estado (TCE AM) receber uma representação que pedia a suspensão da data de aplicação da prova do concurso devido à variante Ômicron da Covid-19.
A principal justificativa é de que a realização da prova objetiva do concurso PM AM possa colocar em risco a saúde dos candidatos.
Apesar disso, a FGV optou por manter a data das avaliações. Dessa forma, os testes para o cargo de Aluno-Soldado serão aplicadas no turno da manhã, das 8h às 11h30 (horário oficial de Manaus), enquanto que para o cargo de Aluno-Oficial e Aluno Oficial-Saúde, a prova será realizada durante a tarde, das 15h às 19h30.
Estude para o concurso dos seus sonhos com a Assinatura Completa da Nova. Tenha acesso a Cursos, Plataforma de Questões, Eventos Exclusivos para Assinantes e Muito Mais!
Como serão as provas do concurso?
As etapas de avaliação do certame serão as seguintes, de acordo com o edital:
- Prova Objetiva;
- Avaliação Médica;
- Exame de Aptidão Física;
- Avaliação Psicológica;
- Sindicância de Vida Pregressa e Investigação Social;
- Entrega de Documentos.
Além disso, para o cargo de Oficial de Saúde ainda existirá uma etapa de Avaliação de Títulos.
Por fim, a aplicação das avaliações acontecerá nas cidades de Coari, Humaitá, Itacoatiara, Manacapuru, Manaus, Parintins, Tabatinga e Tefé, no Amazonas.
Concurso PM AM: Prova Objetiva
Os candidatos ao cargo de Soldado deverão responder a 60 questões, enquanto que os inscritos para a carreira de Oficial responderão a 80 perguntas. Sendo assim, confira as disciplinas a serem cobradas:
Nível médio – Soldado:
- Língua Portuguesa – 10;
- Geografia do Amazonas – 10;
- História do Amazonas – 10;
- Raciocínio Lógico Matemático – 10;
- Noções de Informática – 10;
- Legislação Institucional – 10.
Nível superior – Oficial:
- Língua Portuguesa – 10;
- Geografia do Amazonas – 05;
- História do Amazonas – 05;
- Legislação Institucional – 09;
- Noções de Informática – 05;
- Direito Constitucional – 08;
- Direito Administrativo – 08;
- Dir. Penal Militar – 06;
- Dir. Processual Penal Militar – 06;
- Direito Penal – 06;
- Direito Processual Penal – 04;
- Legislação Especial Penal – 04;
- Direitos Humanos – 04.
Nível superior – Oficial de Saúde:
- Língua Portuguesa – 15;
- Legislação e SUS – 10;
- Legislação Institucional – 05;
- Geografia do Amazonas – 05;
- História do Amazonas – 05; por fim,
- Conhecimentos Específicos – 40.
Será aprovado nessa etapa, portanto, o candidato que acertar, no mínimo, 40 questões para nível superior e 30 questões para nível médio. Além disso, é necessário que nenhuma das disciplinas sejam zeradas.
Convocação para as demais etapas
Por fim, serão convocados para a seguinte etapa os candidatos até a posição 864 da classificação para o cargo de Oficial. Enquanto isso, para Oficial de Saúde serão convocados até 3 vezes o número de vagas previstas para cada uma das especialidades.
Por outro lado, para a carreira de Soldado serão convocados candidatos do sexo masculino até a 2.700ª classificação e candidatas do sexo feminino até a 300ª classificação.