O deputado Roberto Cidade protocolou uma emenda à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para garantir que os Concurso PM e Bombeiros AM aconteçam. E, por unanimidade, ela foi aprovada. Entenda!
Concursos PM e Bombeiros AM: emenda aprovada e edital em breve
Foram aprovadas, por unanimidade entre os deputados da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, sete emendas ligadas à Lei das Diretrizes Orçamentárias (LDO).
Entre para o Maior Movimento de Aprovações com o Maior Desconto do ano na Assinatura Vitalícia da Nova! 2025 será o ano chave para sua Aprovação e para a concretização dos seus maiores sonhos!
ATIVAR DESCONTO!Índice
E, entre as aprovadas, está a que autoriza os concursos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar no estado.
“A Polícia Militar não faz Concurso Público há 10 anos. Muitas cidades do interior, infelizmente, não têm policiamento suficiente para suprir a demanda da população. Da mesma maneira, o Corpo de Bombeiros não realiza concurso público desde 2010”, afirmou o presidente da ALEAM, o deputado Roberto Cidade (PV-AM).
Vale ressaltar que o governador Wilson Lima autorizou 2.525 vagas para concursos da área de segurança, recentemente.
Foram, então, contemplados as corporações da Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Detran, Secretaria de Administração Penitenciária e Polícia Militar.
“Quando eu assinar a criação das comissões, iremos dar os detalhes de quantas vagas serão para cada força, para Polícia Militar, Polícia Civil, Detran, Corpo de Bombeiros, para a própria Secretaria de Administração Penitenciária“, declarou.
Concurso PM AM é aguardado desde 2018
Publicado há 10 anos, o último concurso da Polícia Militar do Amazonas foi organizado pelo Instituto Superior de Administração e Economia da Amazônia (ISAE).
A oferta foi de 2.473 vagas para Soldado, Oficial e Praça. Os candidatos foram avaliados por meio de várias etapas, sendo:
- Prova objetiva (de caráter eliminatório e classificatório);
- Inspeção de saúde (de caráter eliminatório);
- Teste de aptidão física(de caráter eliminatório);
- Avaliação psicológica (de caráter eliminatório);
- Apresentação de documentos (de caráter eliminatório);
- Curso de formação (de caráter eliminatório e classificatório);
- Investigação social (de caráter eliminatório).
Com o enorme espaço de anos, um novo concurso para a PM AM vem sendo esperado desde 2018, quando houve uma autorização para preenchimento de 681 vagas.
Vale ressaltar que foram também autorizadas na época, 424 vagas para a Polícia Civil e 228 para o Corpo de Bombeiros.
Entretanto, as seleções não foram publicadas, segundo o governo do estado, por falta de verbas suficientes.
O governador, Wilson Lima, se mostra favorável a novos editais desde 2020, mas reconhece as limitações orçamentais do Estado.
“Já é algo planejado. Assim que o Amazonas tiver condições, vamos realizar os concursos públicos (PC AM e PM AM). Trabalhamos com a possibilidade de fazer isso no ano que vem (2021), ainda no primeiro semestre, mas vai depender muito de como a economia vai se comportar e a situação fiscal do estado”, alegou Lima durante a cerimônia de inauguração da Delegacia Especializada em Combate à Corrupção (Deccor) no ano passado.