Concurso PM CE: O que faz um Soldado PM CE?

concurso PM CE

O edital do concurso PM CE foi lançado com a oferta de 2.000 vagas para o cargo de Soldado. Saiba mais informações sobre essa carreira!

Antes de mais nada, o certame estará com as inscrições abertas a partir de 16 de agosto até o dia 15 de setembro de 2021. Os interessados poderão se inscrever no site da banca organizadora, a FGV (Fundação Getúlio Vargas), e, para efetivar a participação nas avaliações, precisarão pagar uma taxa de R$ 120,00.

Mais de 57 Mil Vagas em 2025!🎉

Entre para o Maior Movimento de Aprovações com o Maior Desconto do ano na Assinatura Vitalícia da Nova! 2025 será o ano chave para sua Aprovação e para a concretização dos seus maiores sonhos!

ATIVAR DESCONTO!

Vale ressaltar também que o concurso da Polícia Militar do Ceará também está com um outro edital em andamento, com a oferta de 200 vagas para Oficiais.

Saiba mais sobre o cargo de Soldado e garanta uma das 2.000 oportunidades ofertadas!

Quem pode participar do concurso PM CE?

Para participar do certame é necessário ter idade igual ou superior a 18 (dezoito) anos e, na data de inscrição no concurso idade de até 29 (vinte e nove) anos, 11 (onze) meses e 29 (vinte e nove) dias.

Além disso, é preciso ter o Ensino Médio completo, reconhecido pelo Ministério da Educação.

Quais são as atribuições do cargo de Soldado PM CE?

As principais atividades de um Soldado da Polícia Militar do Ceará são:

  • Executar o policiamento ostensivo, fardado, planejado pelas autoridades competentes, com observância dos princípios da dignidade da pessoa humana, legalidade, hierarquia e disciplina, a fim de assegurar o cumprimento da lei, o respeito à cidadania, a manutenção da ordem pública, em todas as suas modalidades, para inibir os atos atentatórios contra pessoas, bens e meio ambiente, e assegurar o exercício dos poderes constituídos, atuando conforme as missões institucionais previstas nas Constituições Federal e Estadual, no Estatuto dos Militares Estaduais do Ceará (Lei n.º 13.729/2006 e suas alterações), no Código Disciplinar dos Militares Estaduais do Ceará (Lei n.º 13.407/2003) e nas demais normas legais e regulamentares aplicáveis aos policiais militares do Ceará, notadamente as editadas pelo Secretário da Segurança Pública e Defesa Social e/ou pelo Coronel Comandante-Geral da Corporação, dentro de suas respectivas competências;
  • Exercer as funções tendo contato cotidiano com a população em geral, de forma individual ou em formação de composição, em ambiente que poderá ser fechado ou a céu aberto, com sol ou chuva, a pé, montado, embarcado ou em veículos (bicicletas, carros, motos, etc.), em horários diversos (diurno, noturno ou em rodízio de turnos), em datas de feriados e finais de semana, além de atuar em condições de pressão e de risco, com possibilidade de contágio de moléstias e de morte em sua rotina funcional.

A jornada de trabalho para essa carreira deve ser de dedicação integral.