Saiba mais sobre como foram as provas dos últimos concursos PM CE para os cargos de soldado e oficial, realizados nos anos de 2016 e 2013.
Preparativos para o próximo concurso PM CE
Com os preparativos do novo concurso PM CE já acontecendo, você concurseiro não pode perder tempo! O ideal é dar ínicio os estudos o quanto antes. Por isso, o edital da última seleção pode servir de referência, principalmente para os candidatos analisarem como foram as provas anteriores.
Dessa forma, a Nova Concursos trouxe informações sobre as provas objetivas dos últimos certames PM CE, tanto para soldados, quanto para oficiais. Esses também serão os cargos ofertados no próximo edital para a Polícia Militar do Ceará.
Para carreira de soldado, o último certame realizado foi em 2016. Na ocasião, a seleção teve como banca organizadora o Instituto AOCP.
A prova objetiva do certame contou com 120 questões com caráter eliminatório e classificatório. Cada item tinha valor de um ponto, dessa maneira, no total, a prova valia até 120 pontos.
Os itens foram distribuídos pelas seguintes disciplinas:
- Língua Portuguesa = 20 questões;
- Atualidades = 10 questões;
- Matemática = 10 questões;
- Raciocínio Lógico = cinco questões;
- Informática = 15 questões; e
- Conhecimentos Específicos = 60 questões.
Último certame PM CE para soldados
Para cada item em branco foi dado uma pontuação igual a zero ao concorrente. Além disso, era descontado um ponto a cada dois itens marcados diferentemente do gabarito oficial.
De maneira geral, foram aprovados os candidatos que obtiveram, no mínimo, 25% da pontuação máxima possível nas disciplinas de Língua Portuguesa, Atualidades, Matemática, Raciocínio Lógico e Informática. Sendo assim, foram 15 pontos do total.
Além disso, era necessário ter, no mínimo, 40% da pontuação máxima possível em Conhecimentos Específicos, o que equivalia a 24 pontos. E, no mínimo, 50% da pontuação máxima possível na prova objetiva, com um total de 60 pontos.
Os aprovados na prova objetiva também foram submetidos à inspeção de saúde, que contou com os exames: Médico, Biométrico, Odontológico e Toxicológico. Por sua vez, os que foram considerados aptos na avaliação de saúde seguiram para a terceira fase.
Esta foi composta por quatro etapas, sendo elas: Avaliação Psicológica, Avaliação de Capacidade Física e Investigação Social.
Último certame para oficiais
A PM CE (Polícia Civil do Ceará) não realiza seleção para oficiais desde 2013. Na ocasião o Cebraspe foi a organizadora do concurso.
A prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, tinha 120 questões. Dessas, 50 era de Conhecimentos Básicos e 70 de Conhecimentos Específicos.
A prova de Conhecimentos Básicos foi formada por itens de Língua Portuguesa, Atualidades e Raciocínio Lógico.
Já para conhecimentos específicos foram ofertados itens de Noções de Administração, Legislação Militar e Estadual, Noções de Direito Administrativo, Direito Constitucional, Direito Penal, Direito Processual Penal e Legislação Extravagante.
As questões seguiram o modelo do Cebraspe, do tipo Certo ou Errado. E a correção funcionou da seguinte maneira:
- Para cada acerto foi atribuído um ponto ao candidato;
- Para cada resposta errada, o concorrente recebeu um ponto negativo;
- No caso de questões em branco ou marcação dupla, o candidato recebeu pontuação igual a zero.
Foram aprovados os candidatos que tiveram nota superior a 10 pontos na prova objetiva de Conhecimentos Básicos; nota superior a 21 pontos na prova objetiva de Conhecimentos Específicos; e nota superior a 36 pontos no conjunto das provas.
Da mesma maneira que o concurso
para soldados, a seleção contou com outras etapas. Entre elas: Exames médico-odontológico, biométrico e toxicológico, Avaliação psicológica, Avaliação de capacidade física, Investigação Social e Curso de Formação.