Atenção, concurseiros! A publicação edital do concurso PM ES com a oferta de mais de mil vagas é iminente. Por isso, saiba como serão distribuídas as vagas e já se prepare para garantir a sua!
Antes de mais nada, o certame da Polícia Militar do Espírito Santo ofertará 1.111 vagas, de acordo com o governador do Estado, Renato Casagrande. Vale dizer, ainda, que esse quantitativo foi aumentado, pois a oferta inicial de oportunidades seria de 671 vagas.
Com a nova oferta, somente para o cargo de Soldados, de nível médio, serão 1.000 vagas ofertadas. As demais oportunidades serão divididas da seguinte maneira:
- 20 vagas para Oficiais Médicos;
- 20 vagas para Oficiais Dentistas;
- 5 vagas para Oficiais Farmacêuticos/Bioquímicos;
- 2 vagas para Oficiais Médicos Veterinários;
- 10 vagas para Oficiais Enfermeiros;
- 30 vagas para Praças Especialistas de Saúde;
- 2 vagas para Oficiais Músicos;
- 22 vagas para Praças Músicos.
É importante dizer, por fim, que o cargo de Oficial requer que os profissionais sejam formados no Ensino Superior na área em que atuarão.
Concurso PM ES: situação atual
O processo de licitação de escolha de uma banca organizadora foi finalizado e o resultado foi que o Instituto AOCP será a responsável pelo concurso da Polícia Militar do Espírito Santo . Na manhã desta segunda-feira, por fim, a organizadora foi confirmada!
O extrato do contrato homologado foi publicado no Diário Oficial, o que define, oficialmente, o Instituto AOCP como banca do certame. O documento define, ainda, que a validade do contrato será de 12 meses, podendo haver prorrogação.
Ao que tudo indica, em breve o edital deve ser lançado, apesar de ainda não existir uma data exata para isso.
Edital deverá sair ainda em janeiro!
De acordo com Casagrande, o edital deve sair já no início de 2022, ainda em janeiro. Na época em que Casagrande definiu a previsão para a publicação do edital, a comissão ainda trabalhava para que a banca organizadora fosse definida. Ou seja, com esse trâmite concluído, o edital fica desimpedido de ser lançado.
Além das expectativas confirmadas pelo governador, o secretário da Segurança Pública do Espírito Santo, o coronel Alexandre Ramalho, também comentou recentemente sobre o lançamento do certame, o que reforça a expectativa da publicação.
Sobre o último concurso PM ES
O último concurso PM ES aconteceu no ano de 2018, e também esteve sob responsabilidade do Instituto AOCP. Na época, foram ofertadas 310 vagas para os seguintes cargos:
- Soldado Combatente (250 vagas);
- Soldado Músico (10 vagas);
- Oficial Combatente (30 vagas);
- 1º Tenente Médico (20 vagas).
Naquele ano, os candidatos foram classificados mediante provas objetivas e discursivas.
Além disso, houve um Teste de Aptidão Física. Exames e Avaliações Médicas, Sindicância e Vida Pregressa, Avaliação Psicológica.
O conteúdo programático das avaliações de conhecimento versaram sobre Língua Portuguesa, Matemática e Raciocínio Lógico, bem como Noções de Informática e Conhecimentos Específicos.