Atenção, concurseiros! Um novo edital do concurso PM ES deve ser publicado no início de 2022, segundo o governador do Espírito Santo. Entenda!
Recentemente, o governador Renato Casagrande comentou sobre o lançamento de um edital do concurso da Polícia Militar do Espírito Santo , que deve ficar para o início do próximo ano. Segundo o chefe do Estado, o novo certame deve ofertar 1.111 vagas, no total.
Um indicativo de que o certame realmente acontecerá é que o concurso foi incluído oficialmente no Projeto de Lei Orçamentária (PLOA 2022). Ou seja, a corporação terá a verba necessária para realizar novas seleções.
Ficou interessado no certame? Então saiba mais informações sobre o próximo edital!
Concurso PM ES: comissão organizada formada
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SESP), o concurso da PM do Espírito Santo já tem uma comissão organizadora formada que trabalha para a escolha de uma banca.
A informação é de que três empresas demonstraram interesse em organizar o certame da PM ES: o Instituto AOCP, o Ibade e o Idecan. Com as análises da proposta em andamento, a expectativa de que o edital possa sair nas próximas semanas só aumenta.
Vale dizer, ainda, que a comissão organizadora tem por função, além de escolher a banca, atividades como elaborar o termo de referência para a contratação da banca organizadora, além de prestar assistência à Diretoria de Apoio Logístico da PM ES quanto a avaliação técnica das propostas apresentadas. Também é responsabilidade da comissão supervisionar a banca contratada para realização do certame.
Segundo a portaria publicada no Diário Oficial ES, os nomes que compõem a comissão são:
- Adriano Guetti Franco (presidente);
- Carlos Alberto Foresti;
- Alexandre Moreto Da Silva;
- Marcelo Luiz Bastos Braga; e
- Adriana Quadros Nascimento Pedrozo.
Cargos que serão ofertados no próximo edital
Segundo as previsões feitas para o edital da PM ES, os cargos que serão ofertados em 2022 são os de Soldado, Oficial e de Músico. Para esses cargos, os requisitos básicos são possuir altura mínima, descalço e descoberto, de 1,65m (homens) e de 1,60m (mulheres) e ter entre 18 e 28 anos no primeiro dia de inscrição.
A exceção para a idade é a carreira de Oficial Médico, que pode ter 35 anos, no máximo, para adentrar na corporação.
Além disso, também é um requisito possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou permissão para dirigir automóvel, no mínimo na categoria “B” (caso exigido em edital), bem como ter a formação escolar condizente com o cargo concorrido.
No caso dos cargos que serão ofertados no próximo edital, de Oficial, Soldado e Músico, por exemplo, a exigência é o Ensino Médio completo.
Por outro lado, a carreira de Oficial de Saúde/1º Tenente exige formação superior.
Por fim, vale dizer que os salários da corporação podem variar entre R$ 1.366,07 a R$ 8.011,62.