Atenção, concurseiros! Com edital autorizado desde o ano passado, o concurso PM GO (Polícia Militar do Estado de Goiás) poderá ser realizado em breve, visto que a banca organizadora do certame foi contratada. Veja detalhes do Projeto Básico!
Concurso PM GO: edital está mais próximo do que nunca
No ano passado foi assinado, pelo governador Ronaldo Caiado, o termo para a realização do novo concurso para a Polícia Militar do Estado de Goiás.
Entre para o Maior Movimento de Aprovações com o Maior Desconto do ano na Assinatura Vitalícia da Nova! 2025 será o ano chave para sua Aprovação e para a concretização dos seus maiores sonhos!
ATIVAR DESCONTO!Ademais, o documento foi assinado no dia 11 de outubro, quando o governador anunciou sobre termo de autorização dos concursos da Segurança Pública, que somavam 1.580 vagas.
Índice
“Quero mandar um recado aos concurseiros de Goiás. Podem se preparar! Estudem bastante! Porque o edital já foi assinado e nós teremos em breve o(s) concurso(s) para poder chegar mais policiais em todas as áreas da Segurança Pública”, disse na época.
Além disso, Caiado ainda reconheceu a necessidade do estado na Segurança Pública, dizendo:
“Sabemos do deficit dos nossos policiais. É o menor contingente que um governador governa o estado. No entanto, somos o primeiro lugar aqui no nosso estado, mesmo com o menor número de policiais, devido a organização, o engajamento e a integração das forças. Isso que é inteligência e competência”.
Posteriormente, no dia 22 de fevereiro de 2022, foi publicado no Diário Oficial de Goiás a dispensa de licitação, confirmando o Instituto AOCP como banca organizadora da seleção.
Com isso, não há mais impedimentos para que o edital seja publicado e ele deve sair nas próximas semanas.
Concurso PM GO: confira detalhes do Projeto Básico
O projeto básico foi divulgado e é um documento que traz as principais informações relativas ao certame, como previsão de inscritos, taxas e provas. Portanto, confira:
Vagas e cargos
De acordo com o projeto básico, serão 1.670 oportunidades entre os cargos de Soldado e Oficial. Assim, confira a distribuição:
- Soldado de 2ª Classe (Combatente) – 1.500 vagas;
- Soldado de 2ª Classe (Músico) – 20 vagas;
- Cadete – 100 vagas; e
- 2º Tenente (Médicos, Odontólogos e Psicólogos) – 50 vagas.
Previsão de inscrições
A previsão, conforme o documento, é de que 81 mil candidatos se inscrevam na seleção. Assim, a divisão seria a seguinte:
- 60 mil candidatos inscritos ao cargo de Soldado
- 1 mil candidatos inscritos ao cargo de Soldado – Músico
- 15 mil candidatos inscritos ao cargo de Cadete
- 5 mil candidatos inscritos ao cargo de 2º Tenente
Provas e etapas
Sobre as provas do concurso da Polícia Militar de Goiás, o projeto básico determinava que o conteúdo das provas deverá abarcar o conteúdo programático. Além disso, as questões deverão:
- ser contextualizadas e sempre que possível interdisciplinares;
- abranger graus variados de dificuldade, adequados às especificidades do cargo;
- utilizar recursos gráficos animados, caso haja necessidade;
- ser inéditas, formuladas com clareza, dentro do conteúdo programático estabelecido em edital, abrangendo as capacidades de compreensão, aplicação, análise e avaliação, devendo valorizar o raciocínio e privilegiar a reflexão e não a memorização, bem como a qualidade e não a quantidade.
Assim, a banca deverá elaborar questões que permitam o embaralhamento aleatório de modo a compor, no mínimo, 2 tipos de gabaritos para a mesma prova.
Além disso, já se sabe que as provas escritas e discursivas terão a duração de 4 a 5 horas.
As Objetiva e Discursiva para os 04 cargos serão aplicadas em datas diferentes, com duração de 04 a 05 horas.
Elas deverão, entretanto, ser realizadas em período superior a 60 dias corridos, a contar da publicação do Edital de Abertura.
Convocações
Além disso, vale frisar que de acordo com o documento, as convocações dos aprovados acontecerão entre os anos de 2022, 2023 e 2024, seguindo a estrutura abaixo:
- 2022: 870 convocações;
- 2023: 500 convocações; e
- 2024: 300 convocações.
Requisitos básicos
É igualmente importante que os concurseiros saibam que para concorrer a um dos cargos será necessário, de acordo com a Lei 15.704/2066, que os candidatos possuam a altura mínima de 1,65m (sexo masculino) e de 1,60m (sexo feminino).
Ademais, também é preciso que os candidatos tenham a idade mínima de 18 (dezoito) anos e máxima de 30 (trinta) anos de idade.