O comando-geral da Polícia Militar de Goiás encaminhou uma solicitação à Assembleia Legislativa do Estado para o novo concurso PM GO . O pedido é para preenchimento de 2 mil vagas, sendo 1.900 para o cargo de Soldado e 100 para o cargo de Cadete.
A informação foi compartilhada no Instagram oficial do delegado Humberto Teófilo. Agora, a solicitação deverá ser analisada pela comissão de finanças do estado, para que assim seja oficialmente autorizada pelo governo.
- Adquira: Apostila concurso PM GO (Soldado)
- Adquira: Apostila concurso PM GO (Cadete)
Assim que for autorizado, o início de todos os trâmites burocráticos que envolvem a publicação do edital poderão se iniciar.
O número de vagas solicitado é o mesmo do edital confirmado em 2018 que já tinha o Instituto AOCP definido como banca organizadora, mas não chegou a ser publicado.
A remuneração inicial para Soldado será de R$ 5.767,00 e para o cargo de Cadete, com base no edital divulgado em 2017, será de R$ 6.046,56.
Entre os principais requisitos básicos para disputar o cargo de Soldado da PM GO, estão:
- Ter nacionalidade brasileira ou portuguesa
- Estar quite com as obrigações eleitorais;
- Estar quite com as obrigações militares, caso candidato do sexo masculino;
- Ter idade mínima de 18 anos e máxima de 30 na data de inscrição;
Já entre os principais requisitos básicos para ser um Cadete da PM GO, podemos destacar:
- Ser brasileiro nato;
- Ter o nível superior de escolaridade em bacharel em direito;
- Estar quite com as obrigações eleitorais;
- Estar quite com as obrigações militares, para candidatos do sexo masculino;
- Encontrar-se em pleno gozo de seus direitos políticos e civis;
- Ter idade mínima de 18 anos e máxima de 29 na data de incorporação/inclusão/matrícula e idade não superior a 32 anos quando na promoção ao primeiro posto, quando Civil, se Militar, 32 anos na data de matrícula e idade não superior a 35 anos quando na promoção ao primeiro posto.
Último Concurso PM GO
Publicado em 2016 e organizado peça Funrio, o último concurso PM GO ofereceu 2.500 vagas, sendo 2420 para Soldado e 80 para Cadete.
Para o cargo de Cadete, o candidato precisava ter idade entre 18 e 32, no momento da inscrição, e não ultrapassar 35 no momento de incorporação. Era preciso ainda ter bacharel em Direito, CNH categoria B e obedecer aos requisitos de altura mínimos.
Por outro lado, para ser Soldado, o candidato deveria ter idade máxima de 30 anos, nível superior em qualquer área, CNH categoria B e obedecer os requisitos de altura exigidos.
O certame foi constituído de quatro etapas de avaliação dos candidatos, sendo:
- 1ª Fase: Provas Objetiva e Discursiva;
- 2ª Fase: Teste de Avaliação Física;
- 3ª Fase: Avaliação Médica e Avaliação Psicológica;
- 4ª Fase: Avaliação da vida pregressa e investigação social.
Os aprovados foram lotados nas cidades de Goiânia, Águas Lindas, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Catalão, Ceres, Formosa, Goianésia, Goiás, Iporá, Itumbiara, Jataí, Luziânia, Porangatu, Posse, Rio Verde, Uruaçu.