Atenção concurseiros! Foi publicado o edital do concurso PM MG com 1.653 vagas para o cargo de Soldado.
O cargo tem como exigência o nível superior em qualquer área. Além disso, é preciso ter ainda de 18 a 30 anos e altura mínima de 1m60.
Edital do concurso PM MG para Soldado
Foi publicado o edital do novo concurso da Polícia Militar de Minas Gerais . A seleção conta com a oferta de 1.653 vagas de soldado.
Para concorrer é preciso ter nível superior em qualquer área, idade de 18 a 30 anos e altura mínima de 1m60. Já a remuneração é de R$3.962,23.
O novo edital foi publicado pela própria corporação e o certame será realizado pela Diretoria de Recursos Humanos (DRH) da corporação, por meio do Centro de Recrutamento e Seleção (CRS).
- Adquira: Curso online completo PM MG
- Adquira: Apostila completa PM MG
Do total de vagas, 169 são para mulheres e 1.484 para homens. Essas vagas são divididas também por regiões, de acordo com a tabela disponível no subitem 5.2 do edital de abertura.
O candidato deve escolher uma região para se candidatar no ato da inscrição no concurso.
A carga de trabalho é de 40 horas semanais, e os selecionados serão contratados pelo regime estatutário, que assegura a estabilidade.
Inscrições serão abertas na próxima segunda-feira
As inscrições poderão ser realizadas acessando o site da organizadora, própria corporação , a partir do dia 14 de junho até o dia 14 de julho de 2021. A taxa de participação será no valor de R$ 92,62.
O pagamento do boleto com o valor da taxa deverá ser realizado até o dia 15 de julho de 2021.
Os candidatos que se enquadrarem nos requisitos poderão solicitar isenção do valor da taxa realizando uma pré-inscrição entre os dias 14 de junho e 15 de junho de 2021. O resultado preliminar dos pedidos será divulgado a partir do dia 28 de junho, podendo o candidato entrar com recurso entre os dias 29 e 30 de junho.
⇒ Confira o edital completo do concurso PM MG! ⇐
Concurso PM MG terá provas em agosto
Os candidatos a soldado serão avaliados com duas fases no concurso PM MG 2021. A primeira será uma prova objetiva, marcada para 15 de agosto no Estado de Minas Gerais.
A prova objetiva contará com 40 questões, cada uma valendo 2,5 pontos, tendo caráter eliminatório e classificatório. A distribuição dos itens será a seguinte:
- Língua Portuguesa – dez questões
- Direito Penal – seis questões
- Direito Constitucional – seis questões
- Direito Penal Militar – seis questões
- Estatística – quatro questões
- Direitos Humanos – quatro questões
- Legislação Extravagante – quatro questões
Será aprovado o candidato que obtiver o mínimo de 60% dos pontos atribuídos na prova objetiva, além de conseguir classificação suficiente para convocação para a 2ª fase.
A próxima etapa será formada por avaliações psicológica e física militar. As avaliações psicológicas, com caráter eliminatório, poderão ser realizadas em Belo Horizonte ou nas outras cidades da Região Metropolitana, por clínicas psicológicas credenciadas e supervisionadas pela PMMG, as quais serão divulgadas aos candidatos no ato da convocação para a realização dos exames.
Serão convocados para essa etapa os candidatos melhor classificados e não eliminados na 1ª fase, observando-se rigorosamente a ordem decrescente de notas obtidas na prova objetiva, na proporção de 2,5 candidatos por vaga para ambos os sexos, sendo incluídos todos os candidatos empatados na nota de corte.