As provas para o concurso PM MG (Polícia Militar do Estado de Minas Gerais ) aconteceram no último dia 15. Confira a relação do número de candidatos por vaga!
- Confira: Raio-X PM MG
A relação de candidatos por vaga foi divulgada pela Polícia Militar de Minas Gerais . De acordo com a lista, alcançou-se um total de 148 candidatos por vaga.
Desse número, a relação é de 36 candidatos/vagas para o sexo masculino e 112 candidatos/vaga para o sexo feminino.
- Adquira: Apostila Concurso PM MG
- Adquira: Curso Online PM MG
Confira os números totais também com sua distribuição por Unidade:
Concurso PM MG: vagas, cargos e remunerações
O concurso PM MG oferece 1.653 vagas para o cargo de Soldado de 2ª Classe, que possui como exigência o nível superior completo. A remuneração inicial para a carreira é de R$3.962,23.
Além do diploma de nível superior emitido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), outros requisitos necessitam ser cumpridos:
- Estar quite com as obrigações eleitorais e militares;
- Ter entre 18 e 30 anos de idade; e
- Ter altura mínima de 1,60.
As inscrições para o concurso se encerraram no dia 14 de julho. Aqueles que se inscreveram pagaram uma taxa no valor de R$92,62.
Primeira fase de provas já foi realizada
O processo seletivo para a Polícia Militar de Minas Gerais se dará por meio de 2 etapas: prova objetiva e Avaliações Psicológicas e Avaliação Física Militar (AFM).
A primeira etapa, de prova objetiva, já aconteceu no último domingo, 15 de agosto de 2021. Os candidatos responderam a 40 questões de múltipla escolha, em que cada uma delas valia 2,5 pontos.
No total, a avaliação objetiva possuiu o valor total de 100 pontos, e contou com as seguintes disciplinas:
- Língua Portuguesa – 10 questões
- Direito Penal – 06 questões
- Direito Constitucional – 06 questões
- Direito Penal Militar – 06 questões
- Estatística – 04 questões
- Direitos Humanos – 04 questões
- Legislação Extravagante – 04 questões
O local de prova foi divulgado no site da PM MG , e a aplicação ocorreu nas cidades de Belo Horizonte, Juiz de Fora, Uberaba, Lavras, Divinópolis, Governador Valadares, Uberlândia, Patos de Minas, Montes Claros, Ipatinga, Barbacena, Curvelo, Teófilo Otoni, Unaí, Pouso Alegre, Poços de Caldas e Sete Lagoas.
Além disso, os candidatos ainda passarão pelas Avaliações Psicológicas e Avaliação Física Militar (AFM).
A Avaliação Psicológica terá caráter eliminatório e será realizada apenas por clínicas psicológicas credenciadas e supervisionadas pela Polícia Militar de Minas Gerais.
A divulgação desses locais será dada aos candidatos durante a convocação para tais exames.