A banca organizadora do concurso PM MS (Polícia Militar do Mato Grosso do Sul) está confirmada e será o Idecan. Seleção contará com uma oferta de 520 vagas efetivas. Veja detalhes!
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui e saiba mais!
Concurso PM MS: banca confirmada; e o edital?
Assim, a banca do novo edital do concurso da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul está confirmada.
Portanto, o Idecan teve o nome divulgado no Diário Oficial do estado nesta terça-feira, 20 de setembro.
Entretanto, o documento não traz mais detalhes sobre o cronograma ou previsão de quando o edital será divulgado.
Assim, agora falta a assinatura do contrato. Após esta fase, o edital se tornará iminente e poderá ser publicado a qualquer momento.
Além disso, a previsão é de que as provas do concurso PM MS ocorram ainda em 2022.
Efetivo baixo
Ademais, é importante recordar que a nova seleção é de grande importância, visto que, as corporações contam com baixas no número de efetivos.
Ademais, a informação foi dada pelo Deputado Estadual Coronel David. Confira a manifestação do Deputado:
“[…] a grande baixa no número do efetivo mostra o quanto as instituições militares, notadamente a Polícia Militar e Polícia Civil, que estão no combate direto ao crime, precisam ter um efetivo compatível com suas necessidades e atividades, que são desenvolvidas em favor da população de Mato Grosso do Sul”.
Vale destacar que o último certame da PM de Mato Grosso do Sul foi publicado em 2018.
À época, foram ofertadas 450 vagas para os cargos de Soldado, Oficial e Oficial de Saúde, de níveis médio e superior.
Ademais, vale destacar que, por conta da pandemia de covid-19, esse edital segue vigente, de forma que, em maio de 2021, foi ampliado o número de vagas para o Curso de Formação.
Autorização
Vale lembrar, ainda, que o novo edital foi oficialmente autorizado pelo Governador do Estado, Reinaldo Azambuja, no dia 1º de julho de 2022.
Ademais, cabe ressaltar que, com a intenção de reforçar a segurança no estado de Mato Grosso do Sul , o Corpo de Bombeiros do Estado também contará com um novo certame.
Vagas, cargos e salários
O novo concurso, então, ofertará 520 oportunidades de níveis médio e superior, sendo 500 para Soldados e 20 para Oficiais.
Além disso, vale recordar que a solicitação contemplava o pedido de 650 oportunidades, sendo 600 para Soldado e 50 para Oficial. Entretanto, o edital foi autorizado com uma oferta menor de vagas.
Ademais, vale frisar que os salários atuais ainda não foram revelados. No entanto, o último certame contemplou valores que variavam entre R$ 3.352,53 e R$ 7.089,13.