Atenção, concurseiros! Um novo cronograma deverá ser publicado pela Polícia Militar do Estado do Pará, remarcando as provas do concurso PM PA Soldado. Isso se deve pelo agravamento da pandemia da Covid-19.
Concurso PM PA: remarcação das provas
As provas para o Concurso PM PA Soldado para candidatos homens que seriam realizadas no dia 14 de março foram adiadas.
Entre para o Maior Movimento de Aprovações com o Maior Desconto do ano na Assinatura Vitalícia da Nova! 2025 será o ano chave para sua Aprovação e para a concretização dos seus maiores sonhos!
ATIVAR DESCONTO!Índice
- Adquira: Apostila completa concurso PM PA
A decisão foi deferida pelo Tribunal de Justiça, que entendeu que “a realização de concursos públicos não é serviço essencial, sendo assim, a sua realização em meio a alta de taxas de contaminação de Covid-19, acaba por atingir e prejudicar parcela da sociedade e até mesmo os candidatos que optem por não se colocar em risco”.
Agora, as provas serão remarcadas apenas quando a pandemia amenizar, segundo informações da Secretaria de Planejamento e Administração do Pará, em resposta a um seguidor nas redes sociais.
“Tem previsão para remarcarem as provas PMPA Masc? Os outros concursos pelo Brasil todos já foram remarcados com data, menos este”, escreveu um concurseiro.
“Boa tarde. Informações oficiais sobre os certames divulgaremos quando houver mudaça no bandeiramento. Acompanhe nossas redes sociais e site”, afirmou a secretaria.
Concurso PM PA: vagas e salários
O edital do concurso PM Pará foi publicado com a oferta de 2.405 vagas, sendo 2.310 para Soldado e 95 oportunidades para Oficial Combatente. Os salários variam de R$ 3.995,42 a R$ 4.989,67.
Lembrando que as provas para Oficiais e Soldados mulheres não sofreram nenhuma alteração e foram aplicadas normalmente nos dias 28 de fevereiro e 07 de março, respectivamente.
Como será a avaliação do concurso PM PA para Soldado?
Os candidatos inscritos no concurso Polícia Militar do Pará serão avaliados por meio de 05 etapas, sendo elas:
- 1ª Etapa: Prova Objetiva;
- 2ª Etapa: Exame de Avaliação Psicológica;
- 3ª Etapa: Exame de Avaliação de Saúde;
- 4ª Etapa: Teste de Avaliação Física;
- 5ª Etapa: Investigação dos Antecedentes Pessoais.
A prova objetiva terá a duração de 04 horas. Entretanto, ainda não há uma data exata para sua aplicação, o que deve ser anunciado nos próximos meses.
Os locais e horários das provas serão informados posteriormente no site da banca organizadora, o Instituto Americano de Desenvolvimento (IADES).
Já a prova objetiva ser composta de 60 questões de múltipla escolha, tendo 5 alternativas em cada questão, para escolha de 1 única resposta correta, com valor igual a 1,0 por questão, e pontuação total variando entre o mínimo de 0,00 ponto e o máximo de 60,00 pontos.
Assim, serão considerados aprovados no exame objetivo, os concurseiros que alcançarem o mínimo de 50% da pontuação total da prova.
O conteúdo programático da prova será composto com as seguintes disciplinas descritas abaixo:
- 10 questões de Língua Portuguesa;
- 08 questões de Atualidades;
- 06 questões de Raciocínio Lógico;
- 04 questões de Noções de Direito Constitucional;
- 04 questões de Noções de Direito Administrativo;
- 04 questões de Noções de Direito Penal;
- 04 questões de Noções de Direito Processual Penal;
- 04 questões de Noções de Direito Penal Militar;
- 04 questões de Noções de Direito Processual Penal Militar;
- 04 questões de Noções de Legislação Penal Especial;
- 04 questões de Noções de Direitos Humanos;
- 04 questões de Legislação Institucional;