O edital do concurso PM PB será publicado nos próximos dias! O anuncio foi realizado pelo subcomandante Geral da Polícia Militar da Paraíba, coronel Ronildo, após reunião com a banca organizadora, o IBFC.
A reunião foi realizada para finalizar os últimos ajustes para publicação do edital, que ofertará 1.100 vagas imediatas, sendo 900 para a Polícia Militar e 200 para o Corpo de Bombeiros da Paraíba, além de 200 oportunidades de cadastro reserva, totalizando 1.300 postos.
“Hoje realizamos uma reunião com a empresa IBFC, que irá realizar o concurso para soldado PM/BM com objetivo de finalizar o texto do edital. Nos próximos dias será publicado o edital, com todas as regras do concurso CFSD PM/BM 2023. Continuem os estudos com foco e disciplina”, disse em publicação em suas redes sociais.
Inclusive, a informação foi confirmada na página da Polícia Militar no Instagram e compartilhada pela pela Secretaria de Segurança Pública, cujo post diz: “E aí, tá preparado(a)? Em breve será lançado o edital para o Curso de Formação de Soldados- CFSd 2023”. Para acessar a publicação na íntegra, clique aqui!
- Confira: Curso Online PM PB – Soldado
- Confira: Apostila PM PB 2023 – Soldado
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos! Clique aqui e saiba mais!
Qual o perfil da banca IBFC?
A banca conta com uma dificuldade considerada média/alta, com questões que são formuladas por professores e doutores das mais diversas áreas.
Além disso, é conhecida por elaborar questões objetivas e diretas, de forma que geralmente não são encontradas pegadinhas ou questões polêmicas em seus enunciados.
A matéria mais cobrada pela banca é a de Língua Portuguesa, ou seja, é preciso estudar todos os pontos referentes a essa disciplina, visto que o IBFC é conhecido por cobrar tudo aquilo que propõe.
As questões costumam ter 4 alternativas, sendo apenas uma resposta considerada correta. Conheça as disciplinas mais cobradas!
- Língua Portuguesa
- Interpretação de Texto
- Morfossintaxe
- Análise Sintática
- Pontuação
- Acentuação
- Semântica
- Raciocínio Lógico
- Lógica Proposicional
- Probabilidade
- Análise Combinatória
- Lei de Morgan
- Tabelas Verdade
- Informática
- Internet
- Softwares de Escritório (Microsoft Office)
- Rede de Computadores
- Matemática
- Frações
- Conjuntos
- Porcentagens
- Sequências (de número, figuras e palavras)
- Legislação de Órgãos
- Lei Seca
- Definição de Termos
Como serão as provas?
De acordo com o projeto básico do edital, a banca contratada será responsável pela aplicação das provas objetivas e discursivas que serão realizadas nos municípios de João Pessoa, Campina Grande e Patos, no Estado da Paraíba.
A prova objetiva será de múltipla escolha e poderá variar entre 50 e 80 questões, que serão distribuídas em até oito disciplinas.
Já a prova discursiva exigirá uma produção textual. Somente serão corrigidas as redações dos candidatos aprovados na prova objetiva e classificados em até quatro vezes o número de vagas disponibilizadas para o cargo.
Os habilitados ainda serão submetidos aos exames psicológicos, de saúde, de aptidão física e social.
PL reduz exigência de altura!
Foi aprovado um projeto de lei que reduz a altura mínima para ingresso na Polícia Militar do Estado da Paraíba, em cinco centímetros.
Sendo assim, a altura exigida agora passará para 1,55m para mulher e 1,60m para homens. Antes era 1,65m para homens e 1,60m para mulheres.
De acordo com a deputada, a altura anterior não levava em consideração, por exemplo, o fato da estatura dos paraibanos e das paraibanas ser um pouco inferior com relação a outros estados.
“Ressaltamos que, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a altura média da Paraíba e da Região Nordeste é menor que a de outros estados e regiões, como Sul e Sudeste, que já adotam uma altura menor que essa adotada na Paraíba nos ingressos via concurso público”, comentou a parlamentar.
Como foi o último concurso PM e Bombeiros PB?
As últimas seleções foram realizadas em 2018 e ofertaram 1.000 vagas, sendo 900 vagas para a Polícia Militar e 100 vagas para o Corpo de Bombeiros.
Após concluírem o curso de formação, os aprovados foram remunerados com salários iniciais no valor de R$ 3.202,60.
De acordo com o órgão, foram registradas cerca de 80 mil inscrições, fazendo com que essa fosse o maior concurso realizado pela Polícia Militar.
Foram requisitos básicos:
- Nível médio completo;
- Altura mínima de 1,65m (homens) e 1,60m (mulheres);
- Idade entre 18 e 32 anos.
Na ocasião, a banca organizadora foi o IBFC (Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação) e avaliou os candidatos através das seguintes etapas:
- Prova Objetiva;
- Exame Psicológico;
- Exame de Saúde;
- Teste de Aptidão Física;
- Avaliação Social.
A prova objetiva foi composta de 80 questões de múltipla escolha acerca das disciplinas abaixo:
- Língua Portuguesa: 20 questões;
- Raciocínio Lógico: 10 questões;
- Geografia e História da Paraíba: 10 questões;
- Noções Básicas de Informática: 10 questões;
- Noções de Direito e Sociologia: 30 questões