Atenção concurseiros! De acordo com o secretário de Defesa Social de Pernambuco, Humberto Freire, um novo concurso PM PE será aberto ainda esse ano. A carência de servidores é enorme, no total são 10.950 vagas disponíveis.
Do total de 27.672 servidores que deveriam estar trabalhando, somente 16.722 estão ativos. A ideia é que os aprovados no concurso PM PE preencham essas vagas em aberto.
Dessa forma, a previsão é que o edital seja publicado no segundo semestre de 2022 e o curso de formação realizado em 2023.
Entre para o Maior Movimento de Aprovações com o Maior Desconto do ano na Assinatura Vitalícia da Nova! 2025 será o ano chave para sua Aprovação e para a concretização dos seus maiores sonhos!
ATIVAR DESCONTO!Ademais, além da Polícia Militar, haverá concurso para outras forças de Segurança, como Polícia Civil, Polícia Científica e Corpo de Bombeiros.
Índice
- Confira: Apostila PM-PE 2022 – Soldado
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil aprovados! Clique aqui e saiba mais!
Novo requisito de idade
Os próximos certames PM PE contarão com um novo requisito de idade. Em julho, foi sancionada e publicada a Lei Complementar nº 498/2022, que institui idade máxima de 30 anos para ingresso na carreira militar do estado.
Em contrapartida, para a carreira de oficial médico, o limite de idade será de 35 anos.
A medida se deu pelo governador de Pernambuco, Paulo Câmara.
“É inegável que a evolução da medicina, o aumento da qualidade e expectativa de vida e a melhoria da saúde em geral permitem a revisão das faixas etárias, visando ampliar o espectro de pessoas plenamente aptas ao exercício de funções na polícia militar e no Corpo de Bombeiros Militar”, -justificou.
Como foi o último concurso PM PE?
Ademais, o último certame aconteceu em 2018 e ofereceu 560 vagas, sendo 500 vagas para Soldados e 60 oportunidades para Oficiais, exigência nível superior.
Os candidatos foram avaliados através de quatro etapas:
- Prova objetiva;
- Exame de saúde;
- TAF;
- Avaliação psicológica.
Dessa forma, a prova objetiva para soldados foi composta de 60 questões sobre as seguintes disciplinas:
- Língua Portuguesa;
- Matemática;
- Geografia;
- História;
- Direitos e Garantias Fundamentais.
Em contrapartida, a prova objetiva para oficiais foi composta de 70 questões, divididas entre as seguintes especialidades:
- Linguagens, Códigos e Estatísticas e suas Tecnologias;
- Conhecimentos Jurídicos;
- Redação.
Contudo, os aprovados fizeram jus a salários inicias que variavam de R$ 2.819,88 a R$ 8.576,58.