O concurso PM PE foi autorizado para oferta de 2,5 mil vagas para as carreiras de Praça e Oficial. Mas e o edital? Segundo o comandante, a seleção é vista como urgente. Veja!
- Confira: Apostila PM-PE 2022 – Soldado
- Confira: Curso Completo PM-PE – Soldado
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil aprovados! Clique aqui e saiba mais!
Concurso PM PE: quando sai o edital?
Ao que tudo indica, um novo concurso para a Polícia Militar do Estado de Pernambuco deve sair ainda no primeiro semestre de 2023.
Assim, a seleção foi anunciada pelo então governador de Pernambuco, Paulo Câmara, ainda em setembro de 2022.
Com isso, o edital era esperado ainda para o ano passado, mas isso não aconteceu por falta de orçamento.
“Hoje tive reunião com o Governador sobre as seguintes pautas: Concurso Público da Segurança Pública; Aumento de idade para PM e Bombeiro; Tempo das Forças Armadas como função policial. Assista o vídeo e veja o resultado da reunião. Continuamos lutando por uma segurança pública fortalecida em Pernambuco”, escreveu a deputada e delegada de Pernambuco, Gleide Ângelo, nas redes sociais ano passado.
Agora, o novo comandante geral da corporação, coronel Tibério César dos Santos, falou sobre a urgência do edital.
Ele ainda informou que a necessidade de recomposição de efetivo já foi repassada à secretária de Defesa Social, Carla Patrícia.
“Há uma necessidade urgente. Hoje, nós temos mais policiais se aposentando durante o ano do aqueles que entram através do concurso. É urgente realmente a abertura de processo seletivo, de concurso público, para que a gente possa diminuir essa carência de efetivo na nossa corporação”, disse.
Ademais, a fala do comandante foi dada em entrevista coletiva na última sexta-feira, 13 de janeiro.
Escolha da banca está em andamento
Ademais, a escolha da banca organizadora já foi iniciada e as bancas já enviaram propostas para a organização da seleção.
Entre as empresas que estão na disputa, aparecem o Cebraspe, Fundação Getúlio Vargas e Universidade de Pernambuco (UPENET).
No momento, a Secretaria de Defesa Social está analisando as propostas e o termo de referência, que funciona como espelho para o edital.
Além disso, importante destacar que a escolha da banca será por dispensa de licitação, que reduz o prazo para os trâmites burocráticos.
Ademais, a empresa contratada será responsável por receber as inscrições em seu site, viabilizar e aplicar as etapas, e seguir o concurso.
Previsão de vagas
Assim, o governador anunciou 2.580 vagas, chances estas que serão distribuídas entre os seguintes cargos:
- Soldados (Praças): 2.400 vagas;
- Oficiais: 180 vagas.
Para Soldado o requisito é ter o ensino médio completo e Carteira Nacional de Habilitação. Já a carreira de oficial exige graduação em Direito.
Em ambos os casos, é preciso ter altura mínima de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres.
Novo requisito de idade
Os próximos certames da Polícia Militar do Estado de Pernambuco contarão com um novo requisito de idade.
Em julho, foi sancionada e publicada a Lei Complementar nº 498/2022 , que institui idade máxima de 30 anos para ingresso na carreira militar do estado.
Em contrapartida, para a carreira de Oficial Médico, o limite de idade será de 35 anos. A medida se deu pelo governador Paulo Câmara.
“É inegável que a evolução da medicina, o aumento da qualidade e expectativa de vida e a melhoria da saúde em geral permitem a revisão das faixas etárias, visando ampliar o espectro de pessoas plenamente aptas ao exercício de funções na polícia militar e no Corpo de Bombeiros Militar”, -justificou.