Foi assinado na última sexta-feira, (23/06), o decreto de nomeação dos 1.104 aprovados no concurso PM PI (Polícia Militar do Estado do Piauí) que agora, vão ingressar formalmente na corporação para reforçar o policiamento ostensivo no Estado.
O decreto foi assinado pelo governador Rafael Fonteles, acompanhado pelo secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, o comandante da PM PI, coronel Scheiwann Lopes, e o líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado Fábio Novo, no Palácio de Karnak, assim que os aprovados concluíram o curso de formação.
“Está aqui nas minhas mãos o decreto de nomeação de mais de mil novos policiais militares. É o maior decreto, a maior nomeação da história do estado do Piauí da nossa Polícia Militar. Também é a primeira vez que são nomeados todos os aprovados do concurso logo no dia em que serão formados”, comemorou.
Além dos novos soldados, outros 2.171 policiais em atividade serão promovidos, sendo 198 oficiais e 1.973 praças. A solenidade marcará os 188 anos da instituição.
Lembrando que a homologação e o resultado final do concurso, foi publicado no DOEPI do mesmo dia. Confira:
- Confira: Apostila PM PI 2022 – Soldado
- Confira: Caderno de Leis PM PI – Soldado
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos! Clique aqui e saiba mais!
Novo curso de formação para 550 aprovados!
De acordo com o governador Rafael Fonteles, no mínimo 550 aprovados no concurso iniciarão o curso de formação no mês de julho.
“Teremos outros 550 candidatos aprovados que iniciarão o curso de formação agora no mês de julho para nomeação no mês de dezembro, cumprindo mais que a meta estabelecida para este ano. Continuaremos nos próximos anos até termos mais 4 mil novos homens e mulheres nas forças policiais do Piauí até o final da gestão”, concluiu.
Como foi o concurso PM PI?
Foram ofertadas 1.040 vagas, além de oportunidades de cadastro reserva para as carreiras de Soldado e Oficial, divididas da seguinte maneira:
- Soldado: 1.000 vagas
- Requisito: nível médio completo
- Salário: 3.470,66
- Oficial: 40 vagas
- Requisito: bacharelado em Direito
- Salário: R$ 6.170,09
A banca organizadora do concurso foi o NUCEPE (Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos), que dividiu a seleção em seis etapas:
- Provas;
- Exame de Saúde (médico e odontológico);
- Exame de Aptidão Física;
- Avaliação Psicológica;
- Investigação Social;
- Curso de Formação.
As provas foram compostas de 60 questões de múltipla escolha, acerca das seguintes disciplinas:
- Conhecimentos Básicos – 40 questões
- Língua Portuguesa
- Matemática
- Conhecimentos Gerais
- Regionais do Estado do Piauí
- Conhecimentos Específicos – 20 questões
- Legislação da Polícia Militar do Estado do Piauí
- Noções de Direito – Constituição Federal, Constituição do Estado do Piauí, Código Penal Brasileiro e Legislação Especial