Atenção concurseiros! O concurso PM PI passará a contar com a formação de um cadastro reserva, após uma lei ser sancionada pela governadora do Piauí, Regina Sousa. Entenda!
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui e saiba mais!
No dia 02/01/2025 às 9h33 da manhã vamos iniciar o maior movimento de aprovações da história! Garanta sua vaga e concorra a Assinaturas Vitalícias da Nova!
INSCREVA-SE!Índice
Concurso PM PI terá cadastro reserva
Sendo assim, o concurso da Polícia Militar do Piauí passará a contar com a formação de um cadastro reserva.
- Confira: Apostila PM-PI 2022 – Soldado
- Confira: Caderno de Leis PM-PI – Soldado
Portanto, a lei que criou o CR foi sancionada na última segunda-feira (5), pela governadora do estado, Regina Sousa.
Além disso, o anúncio foi feito nas redes sociais e a assinatura aconteceu frente à comissão de aprovados no concurso.
“Assinei a autorização para eles ingressarem no curso de formação para soldado. E, assim, formar um cadastro de reserva já com os policiais aptos a entrarem nos quadros da PM”, disse a governadora.
Sendo assim, agora há autorização para convocar para os exames de saúde, os aprovados no concurso de 2021, para Soldados.
Desta forma, mais habilitados na etapa têm chances de convocação para o Curso de Formação de Soldados (CFS).
Vale lembrar que o edital tinha uma cláusula de barreira que impedia a convocação dos concursados classificados além do número de vagas.
Vagas e etapas do concurso
Em síntese, a seleção está oferecendo 1.040 vagas para as carreiras de Soldado e Oficial.
Os ganhos são de 3.470,66 (soldado) e de R$6.170,09 (oficial). No primeiro caso, é preciso ter o nível médio completo, enquanto a exigência para o oficialato da Polícia Militar do Piauí é o bacharelado em Direito.
Além disso, a corporação exige ainda altura mínima de 1m60 (homens) e 1m55 (mulheres), além da carteira de habilitação na categoria “AB”.
Ademais, a idade para participar do concurso de soldado é de 18 a 35 anos, e, para oficial, entre 21 e 35 anos. Veja a distribuição das vagas:
- Soldado: 1.000 vagas
- Requisito: nível médio completo
- Salário: 3.470,66
- Oficial: 40 vagas
- Requisito: bacharelado em Direito
- Salário: R$ 6.170,09
Além disso, a banca organizadora do concurso é o NUCEPE (Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos) e dividiu a seleção em seis etapas:
- Provas;
- Exame de Saúde (médico e odontológico);
- Exame de Aptidão Física;
- Avaliação Psicológica;
- Investigação Social;
- Curso de Formação.
No momento os candidatos estão sendo avaliados na etapa de investigação social, em seguida darão início ao curso de formação que tem previsão de ser realizado nos próximos meses.