Atenção, concurseiros! Foi publicada a Lei nº 9.546, que aumenta a idade máxima de ingresso na PM do Rio, o que aumenta as expectativas para um novo concurso PM RJ .
A nova legislação foi divulgada nesta terça, 11 de janeiro e ela é válida não só para a PM, mas para o Corpo de Bombeiros também. A lei alterou a idade máxima de ingresso na PM RJ e no CBMERJ de 30 para 32 anos, o que é uma ótima notícia para quem deseja adentrar na corporação.
Neste caso, a idade será considerada no momento da inscrição. Ou seja, ao se inscrever, o interessado deverá ter, no máximo, 32 anos de idade.
- Adquira: Apostila Concurso PMERJ
- Adquira: Curso Online PMERJ
As corporações militares foram questionadas se essa nova política se aplicaria aos concursos anteriores, uma vez que os certames de 2014 ainda está em vigência e convocando os aprovados a Soldado. A corporação respondeu:
“A Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado de Polícia Militar esclarece que as novas alterações na idade para ingresso na corporação valerão para os concursos futuros”.
Ou seja, podemos esperar a mudança presente no próximo edital. Confira, portanto, quais serão os requisitos para conseguir uma vaga na corporação da PM.
Concurso PM RJ: requisitos para se tornar Policial Militar
Com a nova legislação, os requisitos para tomar posse dos cargos na Polícia Militar do Rio de Janeiro ficam sendo:
- Ter idade entre 18 e 32 anos;
- Possuir o Ensino Médio completo;
- Altura mínima de 1,60m para mulheres e 1,65m para homens;
- Apresentar Carteira Nacional de Habilitação na categoria B ou superior.
É importante ressaltar que o governador do Rio, Cláudio Castro, anunciou novas seleções para Soldados em 2022. Por isso, os interessados já podem começar a se preparar para o certame.
O salário para os contratados, inicialmente, será de R$ 3.452,55.
Cadastro de reserva de 2014 ainda será utilizado!
A PM RJ realizou seu último concurso em 2014 e, apesar de fazer mais de sete anos, este edital ainda está vigente e o cadastro de reserva pode ser zerado. De acordo com o Decreto nº 47.585, de 26 de abril de 2021, o provimento máximo deve ser de 2.107 vagas em vários órgãos, sendo 700 na Polícia Militar. Desse total, 100 são para oficiais (nível superior) e 600 para soldados (nível médio).
Por isso, o cadastro tem sido utilizado e o governador se pronunciou dizendo que:
“O policial militar é patrimônio do Estado do Rio de Janeiro. Investir na sua formação, na infraestrutura da corporação e em melhores condições de trabalho é obrigação do governo. Parabéns aos formandos pela conquista depois do trabalho árduo na Academia e bom trabalho na defesa da sociedade fluminense”, disse.
É importante mencionar que a última convocação dos aprovados aconteceu em 23 de dezembro de 2021 e que um novo concurso para Soldados só poderá ser iniciado após o cadastro de reserva de 2014 ser zerado.
Por fim, a PM tem um outro concurso previsto para a área da Saúde, que ofertará vagas para:
- Cabos – técnicos de enfermagem: 25 vagas;
- Oficial médico: 42 vagas;
- Oficial dentista: 7 vagas.
De acordo com informações, o processo licitatório para a contratação de uma banca organizadora já foi iniciado, mas ainda não há um resultado divulgado.