Atenção, concurseiros! O concurso PM RN foi recentemente confirmado e entre os requisitos para concorrer às vagas, está a idade mínima de 21 anos para o cargo.
- Confira: Como montar um mapa mental – Grátis
Na última quarta-feira, 8 de setembro de 2021, a autorização do novo concurso PM RN foi anunciada pela governadora do Rio Grande do Norte , Fátima Bezerra. Segundo ela, a expectativa é de que o concurso aconteça em 2022.
O quantitativo de vagas para o cargo de Soldado ainda não é certo, uma vez que será necessário fazer um estudo acerca do deficit de pessoal nas corporações do estado.
Concurso PM RN: vagas
De acordo com o comandante da PM do Rio Grande do Norte , Alarico Azevedo, o número de vagas para a Polícia Militar é bastante grande, mas nem todas podem ser preenchidas de uma vez por meio de concurso público.
“Temos mais de 6 mil vagas, mas a Lei de Responsabilidade Fiscal permite, nesse momento, somente o concurso para preenchimento de vacâncias.”
Além disso, o comandante também acrescentou que acredita que o concurso contará com cerca de 800 vagas para o cargo de Soldado.
Quais serão os requisitos?
Ademais, vale destacar que o cargo exige o nível superior em qualquer área, e para concorrer ao concurso público é necessário que os candidatos estejam atentos aos demais requisitos para a carreira. São eles:
- Ter, no mínimo, 1,65m de altura (sexo masculino) e 1,60m (sexo feminino), para o Quadro de Praças Combatentes;
- Ter, no mínimo, 21 (vinte e um) e no máximo 30 (trinta) anos de idade, completos até 31 de dezembro do ano da inscrição, para o Quadro de Praças Combatentes;
- Graduação de nível superior, nos graus de bacharelado ou licenciatura, devidamente comprovado por meio de fotocópia autenticada em cartório, do diploma, certificado ou declaração, reconhecido legalmente por Secretaria da Educação de quaisquer das Unidades Federativas do Brasil ou pelo Ministério da Educação, acompanhado do histórico escolar correspondente, registrado no órgão competente, para matrícula no curso de formação dos seguintes Quadros;
- Ser habilitado para a condução de veículo automotor, no mínimo, na categoria “B”;
- Não ter sido isento do serviço militar por incapacidade física definitiva;
- Apresentar, quando o candidato for militar estadual ou federal, ofício de seu Comandante, Chefe ou Diretor, dirigido à Comissão de Coordenação-Geral do Concurso, declarando ciência e ausência de pendências do candidato perante a instituição militar de origem, não podendo estar no comportamento “INSUFICIENTE” ou “MAU”, nos termos do Regulamento Disciplinar dos Militares do Estado do Rio Grande do Norte ou equivalente em outra Corporação Militar;
- Não ter sido exonerado, demitido, excluído ou licenciado ex ofício de uma das Corporações Militares Estaduais ou das Forças Armadas, inclusive por força de decisão judicial, Conselho de Disciplina ou Processo Administrativo Disciplinar;
- Estar quite com as obrigações eleitorais, comprovado mediante apresentação de certidão original emitida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE);
- Estar quite com as obrigações militares, comprovado mediante apresentação do certificado original de reservista ou de dispensa de incorporação;
- Não ter sofrido condenação criminal com pena privativa de liberdade ou qualquer condenação incompatível com a função policial militar.
Último concurso PM RN
O último concurso PM RN aconteceu em 2018, quando foram oferecidas 1.000 vagas para o cargo de Soldado, sob a organização do IBADE .
Além disso, a remuneração dos aprovados era de R$2.904,00 após o término do curso de formação profissional. Antes disso, os alunos recebiam R$954,00.
Para a seleção, os candidatos realizaram uma redação e uma prova objetiva que possuía 80 questões sobre as seguintes disciplinas:
- Língua Portuguesa: 10 questões;
- Matemática e Raciocínio Lógico: 10 questões;
- Geografia do Brasil e do Rio Grande do Norte: 08 questões;
- Noções de Direito Constitucional: 05 questões;
- Noções de Direito Penal Militar: 10 questões;
- Noções de Direito Penal: 10 questões;
- Noções de Legislação Extravagante: 10 questões;
- Noções de Informática: 07 questões;
- Legislação Específica da Polícia Militar: 10 questões.
Além disso, os inscritos também passaram por exames de saúde, investigação social, exame de avaliação do condicionamento físico e curso de formação.