O Ministério Público abriu um inquérito civil mediante a uma possível irregularidade no Teste Físico do concurso PM RN (Polícia Militar do Rio Grande do Norte).
Irregularidades no concurso PM RN
O Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte, abriu um inquérito civil para averiguar supostas irregularidades no Teste de Aptidão Física (TAF) do concurso PM RN para o cargo de Soldado. O motivo foi o possível favorecimento de um candidato na etapa.
A portaria que instaura o inquérito foi divulgada no Diário Oficial do Estado. Segundo o texto, um candidato participante aprovado no teste físico não teria completado um dos exercícios solicitados na etapa para ingresso na Polícia Militar do Rio Grande do Norte.
Entre para o Maior Movimento de Aprovações com o Maior Desconto do ano na Assinatura Vitalícia da Nova! 2025 será o ano chave para sua Aprovação e para a concretização dos seus maiores sonhos!
ATIVAR DESCONTO!Os demais participantes na turma, teriam visto que o candidato não concluiu o requisitado em edital. De acordo com a investigação, o candidato passou de “inapto” no resultado preliminar para “apto” no resultado final.
Índice
Responsável pelo caso, promotor Vitor Emanuel de Medeiros Azevedo, da comarca de Natal, determinou o envio em cinco dias da cópia de gravação do TAF. Assim como o recurso e o julgamento positivo para o candidato favorecido.
De acordo com o promotor, o inquérito instaurado não atrapalha o andamento das demais fases do certame, porque se trata de um caso isolado. A PM RN ainda não deu um parecer sobre a investigação.
Os testes de aptidão física foram aplicados entre os meses de setembro e outubro. Na execução dos exercícios, foram concedidas duas tentativas ao candidato, exceto na corrida de 12 minutos e no abdominal remador.
Segundo informações do calendário divulgado no dia 08 de julho, o Curso de Formação para os candidatos aprovados no concurso PM RN está previsto para o mês de janeiro de 2020. As aulas devem começar até o mês de agosto de 2020.
Vagas ofertadas no concurso PM RN
O concurso PM RN teve seu edital publicado no ano de 2018, ofertado 1.000 vagas para o cargo de Soldado. Para realizar a inscrição, foi necessário o candidato ter o nível superior, altura de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres, idade entre 21 e 30 anos e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B.
Durante o período do Curso de Formação, os aprovados terão direito a bolsa no valor de R$ 954,00. Após a formatura, o valor pago ao Soldado na classe inicial passa a ser de R$ 2.904,00.
O certame atraiu o total de 12.841 candidatos. No entanto, mais da metade, cerca de 60%, não compareceu à aplicação das provas objetivas, aplicadas no mês de setembro do ano passado.
As avaliações foram realizadas nas cidades de Natal, Mossoró e Caicó. Os participantes tiveram até cinco horas para responder a 80 questões de múltipla escolha. Além de escrever uma redação dissertativa.
Para ser considerado aprovado no concurso PM RN, foi necessário o candidato alcançar 60% do total de pontos e no mínimo 40% em cada disciplina. Os habilitados foram submetidos ao TAF.
As próximas etapas avaliativas dos participantes serão Avaliação Psicológica, Investigação Social, Análise de Títulos e o Curso de Formação.