Um novo concurso PM SC deve acontecer ainda neste ano de 2021, de acordo com a Polícia Militar de Santa Catarina. A informação foi confirmada pela Assessoria de Imprensa do órgão. As oportunidades serão para Soldado e Oficial.
Concurso PM SC: vagas previstas
Segundo a Assessoria de Comunicação da Polícia Militar de Santa Catarina , um novo concurso está previsto para 2021, para o segundo semestre, com a oferta de 1.000 vagas para Soldado e Oficial.
Ainda não há confirmação oficial sobre o quantitativo de vagas que será ofertado, mas a assessoria afirmou que deverá ser seguido o mesmo número do edital anterior, que ofertou 1.000 vagas para Soldado, sendo 800 para homens e 200 para mulheres.
“Ainda não há a definição do número de vagas, já que depende da finalização dos estudos de gerenciamento de pessoal. Mas a intenção é manter a média de vagas dos últimos concursos realizados“, afirmou a PM.
A pretensão da corporação e do Governo Estadual é abrir esse concurso na segunda metade de 2021 e finalizá-lo a tempo de convocar os aprovados logo em janeiro de 2022.
Aparentemente também serão feitas algumas alterações nos processos do certame. As inscrições devem ficar sob a responsabilidade da própria PM de Santa Catarina e não da banca organizadora, como é de costume.
Com isso, para este concurso, a banca deverá ser contratada somente para fazer a aplicação das provas. Lembrando que nada ainda foi confirmado pela corporação.
Último Concurso PM SC
Realizado em 2019, o último concurso da PM de Santa Catarina ofertou mil vagas para o cargo de Soldado, sendo 800 para homens e 200 para mulheres.
Entre os requisitos básicos para realizar inscrição no certame, estavam:
- Ser formado (a) no Ensino Superior em qualquer área;
- Ter entre 18 e 30 anos;
- Ter altura mínima de 1,65m, para homens, e 1,60m, para mulheres;
- Ser habilitado (a) em qualquer categoria na CNH.
As remunerações iniciais para a carreira de Soldado chegam a R$ 4,8 mil, inicialmente, já contando o salário base e a Indenização por Regime Especial de Serviço Ativo (Iresa).
A avaliação dos candidatos aconteceu por meio de duas provas, sendo uma objetiva e uma discursiva.
Segundo a PM, ao menos 13 mil candidatos foram aprovados. Contudo, somente 3 mil conseguiram a nomeação.
“Os órgãos jurídicos do estado já deram o seu parecer na ilegalidade deste reaproveitamento“, respondeu a PM após ser questionada sobre as convocações dos outros aprovados em 2019.
O concurso de 2019 não está mais dentro de sua validade e por isso as convocações do cadastro de reserva não podem acontecer. Caso ocorram, serão ilegais. Tudo isso aumenta a pressão por um novo edital.