O concurso PM SP (Polícia Militar do Estado de São Paulo) terá o novo edital publicado até o dia 15 de novembro para a carreira de soldado, de nível médio de escolaridade.
O Governo de São Paulo autorizou a abertura de 5.400 vagas para soldados, distribuídas em dois concursos, cada um com 2.700 vagas.
Ficou interessado(a)? Fique e acompanhe a nossa página para ficar por dentro de todas as informações e não perder nenhuma notícia sobre o concurso da PM SP! 🥰
Qual banca será responsável pelo edital PM SP?
Nesta quarta-feira, dia 2, o capitão Bruno Scalco, chefe da Seção de Gestão e Coordenação de Concurso da Polícia Militar de São Paulo, confirmou que o edital do concurso para 2.700 vagas de soldado será divulgado na primeira quinzena de novembro, com prazo máximo até dia 15.
De acordo com o capitão, a definição do banca organizadora do concurso PMSP será feita ainda em outubro:
“Estamos em processo de definição da banca examinadora para o próximo edital. Com o fechamento dos trabalhos de contratação da organizadora vencedora, o planejamento segue com a expectativa de que o próximo edital seja divulgado ainda na primeira quinzena de novembro de 2024”, afirmou Bruno Scalco..
Vale lembrar que, em julho, o capitão já havia adiantado a possibilidade de o edital ser divulgado entre os meses de outubro e novembro, reforçando agora os dados mais precisos.
Nos últimos anos, a organização dos concursos da PM SP tem sido alternada entre a Fundação Vunesp e a Fundação Getúlio Vargas (FGV), que, consequentemente, são as instituições mais cotadas para coordenar essa nova seleção.
No concurso anterior, aberto em março deste ano, a FGV foi a responsável pelo processo de inscrições e aplicação das provas.
Com a definição da banca organizadora, o edital se tornará iminente e poderá ser publicado em qualquer momento.
Os candidatos aprovados no processo seletivo serão convocados para nomeação em duas fases: a primeira em maio e a segunda em novembro de 2025, conforme a portaria de autorização.
- Confira: Apostila PM-SP 2024 – Soldado
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos! Clique aqui e saiba mais!
Quais são os requisitos para participar do concurso da PM SP?
Para participar do concurso Polícia Militar SP é necessário que o candidato fique atento às seguintes exigências:
- Ser brasileiro;
- Ter idade mínima de 17 anos;
- Ter idade máxima de 30 anos;
- Ter estatura mínima, descalço e descoberto,
- 155 cm, se mulher;
- 160 cm, se homem;
- Ter concluído do ensino médio ou equivalente;
- Ser habilitado para condução de veículo motorizado entre as categorias B e E;
- Não possuir tatuagem que ofenda os valores éticos da PM ou que preguem ideologia terrorista e afins;
- Possuir aptidão física;
- Possuir higidez física e mental;
- Possuir perfil psicológico compatível ao cargo;
- estar quite com as obrigações militares, eleitorais.
Pode ter tatuagem para entrar na PM?
Os servidores poderão possuir tatuagens, desde que não contenham símbolos, frases ou imagens que promovam ideologias terroristas ou extremistas contrárias às instituições democráticas, bem como aquelas que incitam à violência ou à criminalidade.
Além disso, tatuagens que expressem discriminação ou preconceito com base em raça, credo, sexo ou origem também serão proibidas. Não será permitida a exibição de tatuagens que promovam ideias ou atos libidinosos, ou que sejam experimentadas aos direitos humanos.
Etapas de seleção do edital PM SP
O último concurso ainda em andamento é composto por seis etapas de seleção, sendo elas a Prova Objetiva, Prova Dissertativa, Teste de Aptidão Física (TAF), Exames de Saúde, Exames psicológicos, Avaliação de Idoneidade e Avaliação de documentos.
Conforme a pontuação do último edital, é considerado aprovado na prova objetiva o candidato que obtiver no mínimo 30 pontos.
Já a prova dissertativa, composta por uma redação, avaliada de 0 a 40 pontos, é classificado o candidato que obtiver nota igual ou superior a 20 pontos.
Primeiro concurso PM São Paulo realizado em julho
O edital do primeiro concurso para soldados da Polícia Militar de São Paulo foi divulgado em março deste ano, oferecendo 2.700 vagas para ingresso no primeiro semestre de 2025. As provas desta seleção foram realizadas em julho, após um adiamento devido às fortes chuvas no Rio Grande do Sul.
A prova objetiva foi composta por 60 questões de múltipla escolha que versaram sobre as disciplinas de Língua Portuguesa e Interpretação de Texto (20), Matemática (15), Conhecimentos Gerais (15), Noções Básicas de Informática (5) e Noções de Administração Pública (5).
A prova discursiva consiste em uma redação escrita em prosa, com base em textos fornecidos para auxiliar na argumentação. O limite para a redação foi de 30 linhas.
Os candidatos que foram aprovados nas provas seguirão para as próximas etapas do processo seletivo, que incluem Testes de Aptidão Física (TAF), exames de saúde, avaliações psicológicas, análise da conduta social e verificação de documentos.
Confira mais concursos abertos no Estado de São Paulo!
Fiquem ligados na nossa página para as próximas notícias sobre o concurso PM SP!