Aqueles que ficaram de fora do concurso PM SP Soldado publicado em julho, podem se preparar, porque um novo edital está vindo aí, com 2.700 vagas!
Como de costume, a banca contratada para organização da seleção, foi a Fundação Vunesp. Inclusive, a dispensa de licitação foi publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo, desta sexta-feira, (27/10).
Entre para o Maior Movimento de Aprovações com o Maior Desconto do ano na Assinatura Vitalícia da Nova! 2025 será o ano chave para sua Aprovação e para a concretização dos seus maiores sonhos!
ATIVAR DESCONTO!Índice
Com a banca contratada, o edital é iminente. De acordo com o chefe da Seção de Gestão e Coordenação de Concurso da PM SP, capitão Bruno Scalco, os esforços são para publicação do edital na próxima terça-feira, 31 de outubro.
Lembrando que essas vagas fazem parte das 5.400 vagas autorizadas em abril desse ano, pelo governador Tarcísio de Freitas.
De acordo com o documento, as vagas deverão ser preenchidas até 2024. A PM decidiu dividir em quantitativo em dois editais de 2.700 vagas. O primeiro deles foi publicado em julho, com provas em setembro e esse é o segundo edital.
- Confira: Apostila PM SP 2023 Soldado
- Confira: Curso Online Completo PM-SP Soldado
Estude para o concurso de seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos! Clique aqui e saiba mais!
Quais as características da banca Vunesp?
A Vunesp é conhecida por ter organizado os últimos editais da Polícia Militar de São Paulo. É considerada uma banca bastante tradicional e até mesmo fácil. Entretanto, é preciso ficar de olho em suas pegadinhas.
Criada em 1979 pelo Conselho Universitário da Universidade Estadual Paulista (UNESP), a Vunesp apresenta um grau de dificuldade médio, se comparado com outras bancas como a FGV, FCC e o Cebraspe.
Além disso, costuma cobrar questões de múltipla escolha, com cinco alternativas cada e apenas uma resposta correta, sendo Língua Portuguesa uma das matérias com maior peso.
Por ter um perfil ainda em evolução, não possui muitas doutrinas e costuma cobrar lei seca e todo o conteúdo previsto no edital.
Portanto, consultar o conteúdo programático do edital é essencial para começar a estudar para as provas dessa banca.
Quanto ganha um Soldado da PM SP?
A remuneração para o cargo é de R$ 4.852,21, durante o estágio probatório, que dura três anos.
Ao terminar, o Soldado de 2ª Classe é promovido para Soldado de 1ª Classe e passa a ser remunerado com salário no valor de R$ 5.090,63.
Esse valor é composto pela soma dos valores do salário base, gratificação pelo regime especial de trabalho policial (RETP) e limite de adicional insalubridade.
Conforme o Policial Militar vai progredindo na carreira, a remuneração vai aumentando.
O que precisa para ser um Soldado?
Os principais requisitos básicos para investidura no cargo, são:
- Ser brasileiro;
- Ter idade mínima de 17 anos e máxima de 30 anos (exceto para quem já é PM);
- Ter estatura mínima, descalço e descoberto, de 1,55 cm (cento e cinquenta e cinco centímetros), se
- mulher e 160 cm (cento e sessenta centímetros), se homem;
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH) entre as categorias “B” e “E”.
- O candidato ao ingresso poderá apresentar tatuagem, desde que sua simbologia não seja conflitante com os valores policiais-militares e não faça alusão a condutas ilícitas.
Como é o trabalho do Soldado?
São atribuições do Soldado de 2ª Classe, o policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública, envolvendo a repressão imediata às infrações penais e administrativas e a aplicação da lei, nas diversas modalidades de policiamento, sempre primando pela defesa da vida, da integridade física e da dignidade da pessoa humana, em conformidade com os princípios doutrinários de polícia comunitária, de direitos humanos e de gestão pela qualidade, por intermédio da conclusão com aproveitamento do Curso Superior de Técnico de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública, destinado a formar, com solidez teórica e prática, o profissional ocupante do cargo inicial do Quadro de Praças da Polícia Militar.
Como foi o concurso PM SP de julho/2023?
O edital do concurso PM SP de julho/2023 foi publicado para o preenchimento de 2.700 vagas. As inscrições foram recebidas até o dia 27 de julho e as provas foram aplicadas no dia 17 de setembro.
Inclusive, o gabarito definitivo foi divulgado. Confira!
A prova objetiva consistiu em 60 questões de múltipla escolha, com cinco alternativas cada e apenas uma resposta correta, sobre as disciplinas de:
- Língua Portuguesa e Interpretação de texto (20 questões);
- Matemática (15 questões);
- Conhecimentos Gerais (15 questões);
- História Geral
- História do Brasil
- Geografia Geral
- Geografia do Brasil
- Atualidades
- Noções básicas de Informática (5 questões);
- Noções de Administração Pública (5 questões)
- Constituição Federal
- Constituição do estado de São Paulo
- Lei de Acesso à Informação
- DECRETO nº 58.052/12.
Já a prova dissertativa consistiu na elaboração de uma redação dissertativa em prosa, de 30 linhas, a partir da leitura de textos auxiliares.
Os classificados ainda deverão realizar as seguintes etapas:
- Exames de Aptidão Física, de caráter eliminatório;
- Exames de Saúde, de caráter eliminatório;
- Exames Psicológicos, de caráter eliminatório;
- Avaliação da Conduta Social, da Reputação e da Idoneidade, de caráter eliminatório;
- Análise de Documentos, de caráter eliminatório.
Estude para o concurso PM SP 2023
Se você quer ser o próximo herói de farda do Estado de São Paulo, não perca tempo em iniciar seus estudos! ✍?
Estamos antenados em torno das movimentações do concurso e qualquer novidade iremos publicar aqui no blog e em nossos outros canais e redes sociais.
Para você ser avisado em primeira mão, é importantíssimo que nos acompanhe e/ou salve nossos contatos, porque assim que a notícia for publicada, chegará quentinha para você! ?
- Confira: Livro Questões Comentadas PM SP
Para mais dicas de estudos, dá o play no vídeo da professora Ariane Budke e confira os 10 temas que podem cair na sua redação!