O concurso PM TO está em andamento há alguns meses e já caminha para suas últimas fases! Os resultados finais do TAF já foram divulgados!
O Teste de Aptidão Física foi aplicado em agosto, nos dias 20 e 26 e os candidatos passaram pelas seguintes avaliações:
Índice
- 1º dia: Teste de Flexibilidade, Teste de Flexão de Braços no solo com 4 apoios para homens e 6 apoios para mulheres e Teste de Natação 50 metros (Estilo Livre);
- 2º dia: Teste Dinâmico em Barra Fixa e Estático em Barra Fixa, Teste de Flexão Abdominal e Teste de Corrida de 12 minutos.
O resultado final da classificação dos candidatos no TAF já pode ser consultado na página oficial do concurso no site do Cebraspe, a banca organizadora.
- Adquira: Apostila Concurso PM TO
- Adquira: Curso Online Concurso PM TO
Confira quais são as próximas fases do concurso
Com o resultado final do Teste de Aptidão Física publicado, agora, os candidatos que foram aprovados serão avaliados pelas etapas:
- Avaliação Psicológica;
- Avaliação Odontológica e Médica;
- Investigação Social; e
- Curso de Formação.
A convocação para a Avaliação Psicológica também já pode ser acessada no site do Cebraspe.
Concurso PM TO: Pedido de mais 500 vagas é enviado!
O concurso PM TO pode ter quantitativo de vagas aumentado após requerimento da Assembleia Legislativa do Estado.
O concurso da Polícia Militar do Tocantins está em andamento e a AL TO pediu, por meio de dois deputados, que o número de vagas ofertadas no edital seja acrescentado em mais 500 oportunidades.
O Deputado Elenil da Penha, do MDB, está à frente do pedido referido e ele justifica que o quadro de efetivos da Polícia está bem abaixo do necessário e previsto por lei.
A pesquisa do deputado se baseou em dados de 2017, divulgados pelo Ministério Público, que indicavam que a PM TO estava trabalhando com menos da metade dos funcionários necessários.
Isso porque, de acordo com a legislação, a PM deveria trabalhar com 9 mil servidores e no ano de 2017, somente 3.660 pessoas estavam efetivadas na corporação. Isso significa que somente 40% do quadro efetivo estava em atividade naquele ano.
O deputado disse ainda que mesmo com os aprovados no próximo concurso a corporação ainda não terá a quantidade de funcionários suficiente.
A falta de servidores na PM gera uma insegurança, de acordo com da Penha, pois isso pode acarretar no aumento da criminalidade.
Outros deputados dos partidos PT, PSL, Solidariedade, PROS e PP, apoiaram da Penha no requerimento.
Panorama geral do certame
O edital do concurso PM de Tocantins oferta 1.000 vagas atualmente para os cargos de:
- Músicos (50 vagas);
- Técnico em Enfermagem (20 vagas);
- Técnico em Saúde Bucal (5 vagas); e
- Soldado (950 vagas).
Esse número de oportunidades pode subir para 1.500 se o pedido da Assembleia Legislativa for atendido, o que é uma ótima notícia para os participantes do certame que não foram convocados ainda.