Atenção! O concurso PM TO passou por uma nova retificação para todos os cargos ofertados. Anteriormente, as provas já haviam sido remarcadas para o dia 6 de junho.
- Confira: Questões Comentadas CESPE – GRÁTIS
A nova retificação diz respeito sob o conteúdo programático para as provas, sobre as Normas Relativas à PM TO. Não mais será cobrada a Lei Complementar Estadual nº 79/2012, e sim a recente Lei Complementar nº 128/2021.
Além disso, é importante lembrar que as provas objetivas serão aplicadas em 20 cidades do Tocantins, e não apenas em 15 cidades, como anteriormente citado.
- Adquira: Apostila concurso PM TO
- Adquira: Curso Online concurso PM TO
Os candidatos podem conferir o local da prova no site do Cebraspe , a partir de 1º de junho. O edital ainda alerta que, o lugar que o candidato escolheu no momento da inscrição, pode não ser o mesmo local em que ele irá prestar o concurso.
Edital concurso PM TO
O edital oferta 1.025 vagas para o concurso da Polícia Militar do Tocantis. Elas são para: Soldado, Técnicos e Músicos. Todas as vagas são para ambos os sexos.
Além disso, o valor do salário inicial durante o Curso de Formação é de R$ 1.665,50. Após formado, o Soldado começa a receber R$ 3.330,99 e mais bonificações durante a carreira.
Serão 50 vagas para Músicos, que não tem nenhuma exigência curricular, apenas passarão por uma prova prática.
20 vagas para Técnico em Enfermagem, que é preciso ter nível técnico nesta área. 5 vagas para Técnico em Saúde Bucal, com formação na área também.
Além do mais, serão 950 vagas para Soldado, sendo 855 para homens e 95 para mulheres, com exigência de ensino médio completo.
Além disso, alguns requisitos a mais para concorrer aos cargos são:
- Idade mínima de 18 anos e máxima de 32 anos no ato da inscrição.
- Altura mínima de 1,63m para homens e 1.60m para mulheres.
Etapas do concurso
O concurso público terá 5 etapas definitivas para que o candidato faça a investidura no cargo, sendo elas: Prova Objetiva e Redação, Exame de Capacidade Física, Avaliação Psicológica, Avaliação Médica e Odontológica, Investigação Social e da Vida Pregressa.
Das provas objetivas, que estão previstas para serem realizadas no dia 6 de junho, a partir das 13h, tem caráter eliminatório e classificatório. São 60 questões ao todo, que cobraram as seguintes disciplinas:
- Língua Portuguesa;
- Atualidades e Conhecimentos acerca do estado do Tocantins;
- Noções de Informática;
- Noções de Direito, Relativas à PM TO;
- Raciocínio Lógico.
Além disso, a prova também será composta por uma redação, que é de caráter eliminatório e classificatório.
Sobre o Teste de Aptidão Física (TAF), os candidatos irão passar por uma bateria de exercícios, de caráter eliminatório. As datas do exame serão divulgadas posteriormente, confira a lista de exercícios físicos:
- Teste de Flexibilidade;
- Flexão de Braços no solo com quatro apoios (sexo masculino);
- Flexão de braços no solo com seis apoios (sexo feminino);
- Natação 50 Metros;
- Barra Fixa dinâmica (sexo masculino);
- Barra Fixa estática (sexo feminino);
- Flexão Abdominal;
- Corrida de 12 minutos.