Concurso PMERJ terá novo edital publicado com 4 mil vagas!
A Polícia Militar do Rio de Janeiro confirmou um novo concurso PMERJ com 4 mil vagas para soldados em 2026. A seleção visa reforçar o efetivo e manter a política de concursos regulares no estado.
Concurso PMERJ terá novo edital publicado com 4 mil vagas!
O concurso PMERJ contará com um novo edital em 2026, oferecendo 4 mil vagas para o cargo de soldado. A seleção faz parte do planejamento estratégico da corporação para reforçar o efetivo e dar continuidade à política de concursos periódicos, com ingresso regular de novos militares no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP).
Segundo a nota, ao longo de 2025 e 2026, os 4 mil candidatos aprovados no concurso PMERJ anterior estarão sendo incorporados e formados. Já o novo concurso, previsto para o mesmo ano, selecionará mais 4 mil candidatos, que também passarão pelo curso de formação.
Com isso, o governo do estado se prepara para incorporar 8 mil novos soldados em dois anos, em um movimento que fortalece a segurança pública e atende à crescente demanda por policiamento nas ruas do Rio de Janeiro.
Índice
PMERJ confirma novo concurso com 4 mil vagas para soldados
A Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro confirmou a realização de um novo concurso para o cargo de soldado, com 4 mil vagas previstas para 2026. A informação foi divulgada nesta quarta-feira, 9 de abril, e confirma o planejamento de continuidade no reforço do efetivo da corporação fluminense.
A confirmação oficial da PMERJ destaca que o próximo concurso PMERJ ocorrerá após a conclusão do ingresso e formação dos 4 mil aprovados no concurso anterior, realizado entre 2023 e 2024.
“A Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado de Polícia Militar informa que, ao longo deste ano de 2025 e de 2026, os 4 mil candidatos aprovados no último concurso para o Curso de Formação de Soldados estarão ingressando e sendo formados no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) da Corporação. Ainda em 2026, será realizado um novo concurso para seleção de outros 4 mil candidatos, que, da mesma forma, ingressarão no CFAP”, diz a nota da PMERJ.
Com a confirmação oficial da instituição, os candidatos interessados no concurso PMERJ já podem iniciar a preparação antecipada, principalmente considerando que o concurso anterior exigiu conteúdos amplos e etapas rigorosas.
A autorização formal do novo edital PMERJ será o próximo marco do cronograma e permitirá à corporação iniciar os processos de contratação da banca e elaboração do edital.
Para quem sonha em ingressar na Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, o ano de 2026 promete ser uma excelente oportunidade, com alto número de vagas, possível ampliação dos critérios de participação e perspectiva de estabilidade na carreira pública militar.
Requisitos e salários da carreira de soldado da PMERJ
A carreira de soldado da PMERJ é voltada para candidatos com nível médio completo e conta com requisitos físicos e de idade, embora esses possam ser alterados nos próximos concursos.
Atualmente, os requisitos do concurso PMERJ exigem:
Nível médio completo;
Idade entre 18 e 32 anos (até o dia anterior ao 33º aniversário);
Altura mínima de 1,65m (homens) e 1,60m (mulheres);
Carteira Nacional de Habilitação (exceto categoria A).
Os aprovados ingressam como alunos no Curso de Formação de Soldados (CFSD), com duração de 12 meses, recebendo uma remuneração bruta de R$ 2.956,41.
Após a conclusão do curso, os soldados passam a receber salário inicial de R$ 5.233,88, com contratação pelo regime estatutário, que garante estabilidade ao servidor militar.
Vagas não serão mais divididas por gênero
A partir dos próximos concursos, a divisão de vagas por gênero não será mais permitida, em função de uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que determinou o fim da separação de vagas entre homens e mulheres, garantindo isonomia de oportunidades no acesso à carreira militar.
Cronograma de formação dos aprovados do último concurso
Em 2023, a PMERJ lançou um concurso com 2 mil vagas, posteriormente ampliado para 4 mil vagas. Os aprovados estão sendo convocados em etapas para o Curso de Formação no CFAP.
A primeira turma, com 529 alunos, iniciou o curso em março de 2025. Outras três turmas serão formadas ao longo do ano, com 500 alunos cada, nos meses de Maio, Agosto e Outubro.
Segundo a corporação, o restante dos classificados será chamado ao longo de 2026, completando as 4 mil vagas anunciadas pelo governo.
“Realizamos esse concurso com a previsão de ingresso de 2 mil policiais, mas determinei a extensão deste quantitativo para o dobro desse número”, destacou o governador Cláudio Castro.
Concurso PMERJ tem novo edital previsto para o ano que vem.
Novo concurso PMERJ será parte de calendário bianual
A nova seleção para 2026 faz parte da estratégia do Governo do Estado de manter concursos regulares a cada dois anos para a PMERJ, conforme já havia antecipado o governador em entrevistas anteriores.
“A nossa ideia é ter sempre calendários de concurso. Então, de dois em dois anos tendo concurso, chamando 2, 3, 4 mil, a gente vai respeitar as contas públicas e manter a nossa Segurança mais fortalecida”, afirmou Cláudio Castro, em outubro de 2024.
Apesar da confirmação da seleção, a autorização oficial ainda será publicada no Diário Oficial do Estado, o que permitirá dar andamento aos trâmites como escolha da banca organizadora e publicação do edital do concurso PMERJ.
O limite de idade, atualmente fixado em 32 anos, pode deixar de ser exigido nos próximos concursos. Em fevereiro deste ano, o Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ RJ) concedeu medida cautelar suspendendo os efeitos da Lei Estadual nº 9.546/2022, que instituía essa limitação.
“Defiro a medida cautelar […] para suspender os efeitos da Lei nº 9.546/2022 do Estado do Rio de Janeiro, com efeitos ex nunc, preservando-se as situações jurídicas já constituídas”, decidiu a desembargadora Renata Cotta, relatora da ação.
Isso significa que concursos lançados a partir da decisão judicial podem não exigir mais idade máxima. No entanto, como trata-se de uma medida provisória, a questão ainda poderá ser revista no julgamento definitivo pelo TJ RJ.
Fiquem ligados na nossa página para as próximas notícias sobre o concurso PMERJ!