Foi autorizado um novo edital do concurso Polícia Científica PE, aguardado desde 2022! A expectativa é de que haja oferta de centenas de vagas para três carreiras; veja detalhes!
- Confira: Apostila POLITEC-PE 2023 – Perito Papiloscopista
- Confira: Apostila POLITEC-PE 2023 – Auxiliar de Legista
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui e saiba mais!
Entre para o Maior Movimento de Aprovações com o Maior Desconto do ano na Assinatura Vitalícia da Nova! 2025 será o ano chave para sua Aprovação e para a concretização dos seus maiores sonhos!
ATIVAR DESCONTO!Índice
Quando sai o edital do concurso Polícia Científica PE?
Portanto, ao que tudo indica, um novo edital de concurso será publicado em breve para a Polícia Científica de Pernambuco.
Isso porque ele está oficialmente autorizado pela governadora Raquel Lyra. O aval, entretanto, é para 214 vagas em três carreiras.
Lembrando que o edital é aguardado desde 2022. Isso porque no ano passado, um aval chegou a sair para 164 vagas, mas o edital não esteve publicado.
Aí, a expectativa aumentou quando foram anunciados editais para a Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros. Entretanto, mais uma vez o da Politec ficou de fora!
Em suas redes sociais, a governadora do estado registrou o momento da assinatura da autorização e falou sobre os próximos passos da seleção.
“A gente já havia anunciado os concursos da Polícia Militar, da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros Militar. Agora, como uma forma da gente garantir o reforço de toda a força de segurança pública do Estado, estamos lançando o concurso para a Polícia Científica (…) Em breve vamos anunciar a contratação da empresa que ficará responsável pelo concurso, assim como as datas de lançamento do edital e das provas. É dessa forma que a gente vai garantir mais segurança para o nosso estado. Ao todo são mais de 3 mil vagas para reforçar nossas foças de segurança”, disse a governadora.
Divisão de vagas
Portanto, são 60 vagas para a carreira de Médico Legista, 77 para Perito Criminal e 77 para Agente de Medicina Legal.
Os salários e requisitos de cada um dos cargos, entretanto, ainda não estão confirmados. Tudo estará revelado no edital, ou antes no projeto básico.
Demais editais da Segurança
Sendo assim, os demais editais da Segurança Pública de Pernambuco estão em estágio avançado, com preparativos bem adiantados.
Por exemplo, a seleção da PM e do Corpo de Bombeiros terá como banca organizadora o Instituto AOCP, enquanto o da PC será organizado pelo Cebraspe.
O que estudar para o concurso Polícia Científica PE?
Enquanto o novo edital não é publicado, os concurseiros podem se preparar por meio do último edital, que aconteceu em 2016.
Assim, a seleção teve organização do Cebraspe (antigo Cespe/UnB), ofertando 316 vagas para diversos cargos de nível superior, entre eles de Perito e Médico.
Ademais, os aprovados na última seleção fizeram jus a salários iniciais que variavam entre R$ 3.276,42 e R$ 8.497,62, isso para jornadas de trabalho de 40 horas semanais.
Requisitos
- Ter nacionalidade brasileira ou portuguesa, e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo Estatuto de Igualdade entre Brasileiros e Portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos;
- Estar
- em gozo dos direitos políticos;
- quite com as obrigações militares, em caso de candidato do sexo masculino;
- quite com as obrigações eleitorais;
- Ter idade mínima de 18 anos completos na data da posse; e
- Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições correspondentes ao cargo.
- CNH “B”.
Etapas e provas
Os inscritos no último concurso passaram por duas etapas de seleção, sendo que cada uma dela continha fases específicas. Veja abaixo:
- 1ª Etapa
- Prova Objetiva
- Prova Discursiva
- Prova de Capacidade Física
- Avaliação Psicológica
- Exame Médico
- Investigação Social
- 2ª Etapa
- Curso de Formação Profissional
As provas objetiva e discursiva, que aconteceram ao mesmo tempo e tiveram duração de cinco horas. Elas tiveram entre 60 e 100 questões, dependendo do cargo.
Assim, as avaliações estiveram aplicadas nos municípios de Recife e Região Metropolitana, Caruaru, Serra Talhada e Petrolina. Veja as disciplinas cobradas:
- Língua Portuguesa
- Raciocínio Lógico
- Noções de Direito Penal
- Noções de Direito Processual Penal