Um novo edital para concurso Polícia Civil PE foi solicitado pela deputada e delegada Gleide Ângelo. Ademais, também tramita na Alepe um pedido de urgência para novas seleções da PM, do CBM e da Politec.
- Confira: Como montar um mapa mental – Grátis
Portanto, a deputada Gleide Ângelo protocolou na Alepe (Assembleia Legislativa de Pernambuco) a Indicação nº 9168/2022, que solicita a realização de um novo concurso da Polícia Civil de Pernambuco. Ademais, a Assembleia também conta com pedidos de urgência para outras seleções.
Entre para o Maior Movimento de Aprovações com o Maior Desconto do ano na Assinatura Vitalícia da Nova! 2025 será o ano chave para sua Aprovação e para a concretização dos seus maiores sonhos!
ATIVAR DESCONTO!Índice
Além disso, a solicitação feita pela delegada se baseia no fato de que a corporação já conta com déficits e que as vacâncias continuarão aumentando naturalmente por meio de aposentadoria e óbitos, de forma que uma nova seleção é necessária.
Estude para o concurso dos seus sonhos com a Assinatura Completa da Nova. Tenha acesso a Cursos, Plataforma de Questões, Eventos Exclusivos para Assinantes e Muito Mais!
Concurso Polícia Civil PE: novo edital
Sendo assim, a deputada Gleide Ângelo solicitou a realização de um novo edital para concurso Polícia Civil PE, visto que a corporação conta com cargos vagos e tal déficit sofrerá naturais reduções com o decorrer do tempo:
“A perda de efetivo policial já acumulada e a redução natural do quadro, que ocorrerá nos próximos anos, demandam do Estado o planejamento para realização de novos concursos, principalmente para formação de quadro de aprovados que ficarão aguardando convocações futuras. Trata-se de uma medida preventiva para evitar o colapso da segurança pública em Pernambuco por falta de recursos humanos.”
Além disso, também tramita na Alepe um pedido de urgência para a realização de novos processos seletivos para a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Científica do estado.
Ademais, os documentos pedem que os concursos públicos sejam realizados ainda no primeiro semestre de 2022, para que o estado não sofra com o risco de aumento dos indicadores de criminalidade por conta das vacâncias das corporações.
Concurso Polícia Civil PE: convocações
É igualmente importante destacar que a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDSPE) anunciou por meio das redes sociais que fará a convocação de 119 aprovados no concurso Polícia Civil PE de 2016, o último realizado.
Sendo assim, serão convocados 22 aprovados no cargo de Delegado e 97 para a Polícia Científica.
“É mais uma demonstração do compromisso do governador com a segurança pública. Com as 1.925 convocações já anteriormente anunciadas para as quatro operativas, Pernambuco terá o acréscimo de 2.077 novos profissionais até junho de 2022, colaborando com a aceleração da redução de homicídios e crimes patrimoniais, além de proporcionar tranquilidade e sensação de segurança”, disse o secretário Humberto Freire.
Dessa forma, a lista de cadastro reserva da seleção será zerada e, com isso, espera-se que um novo concurso seja realizado em breve.
Último concurso Polícia Civil PE
Por fim, é importante frisar que o último concurso Polícia Civil PE aconteceu em 2016, quando foram ofertadas 650 oportunidades sob a organização do Cebraspe. Dessa forma, confira a distribuição das vagas entre os cargos contemplados:
- Agente de Polícia: 500 vagas, sendo 15 reservadas para candidatos com deficiência
- Delegado de Polícia: 100 vagas, sendo 3 reservadas para candidatos com deficiência
- Escrivão de Polícia: 50 vagas, sendo 2 reservadas para candidatos com deficiência
Além disso, durante a seleção, os inscritos da seleção foram avaliados por meio das seguintes etapas avaliativas:
- Prova Objetiva e Discursiva
- Prova Prática de Digitação (para Escrivão de Polícia)
- Avaliação de Capacidade Física
- Avaliação Psicológica
- Exame Médico
- Investigação Criminal
- Avaliação de Títulos
- Curso de Formação
Ademais, durante a Prova Objetiva os candidatos do concurso público responderam a questões de múltipla escolha acerca das seguintes disciplinas:
Conhecimentos Gerais para Escrivão e Agente:
- Português
- Noções de Informática
- Atualidades (somente para a prova discursiva)
Conhecimentos Específicos para Escrivão e Agente:
- Noções de Direito:
- Constitucional
- Administrativo
- Penal
- Processual Penal
Conhecimentos Específicos para Delegado:
- Medicina Legal
- Criminologia
- Legislação Estadual
- Legislação Penal e Processual Penal Extravagante
- Direitos:
- Constitucional
- Administrativo
- Civil e Empresarial
- Tributário
- Ambiental
- Eleitoral
- Penal
- Processual Penal