Presidente da Fenapef acredita na possibilidade do aval para a área Administrativa em 2021. Número de carência aumenta!
Um novo Concurso PF para a área Administrativa é aguardado com bastante expectativa há anos. E, ao que tudo indica, 2021 tem tudo para ser decisivo na busca por novas oportunidades na área de apoio. A Fenapef acredita em avanços no aval das 500 vagas.
Novidades para a área Administrativa da PF
O presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais, Luís Boudens, disse que acredita no aval este ano.
Boudens também fala sobre o quantitativo de 500 vagas, que foi o solicitado pela Polícia Federal em 2020. Desse total, foram abrangidos diversos cargos, incluindo o agente administrativo.
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“O pedido está com a Direção-geral. Ao menos aquelas 500 vagas creio que conseguiremos avançar agora em 2021”, disse Boudens.
Conforme o presidente da Fenapef, a Polícia Federal chegou a um efetivo de apenas 2.300 servidores administrativos na ativa. De acordo com ele, é o menor número em muito tempo.
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É importante ressaltar que este ano, até o final do mês de maio, a Polícia Federal poderá realizar um novo pedido ou atualizar aquele que já foi protocolado junto ao Ministério da Economia.
O presidente cita que o objetivo da Fenapef é avançar neste processo antes do avanço da PEC 32, da Reforma Administrativa.
“Pois há uma ideia de agrupar todos os administrativos numa espécie de “carreirão”. Isso seria ruim tanto para os servidores do PEC (Plano Especial de Cargos) quanto para a própria PF.
Pedido será renovado em 2021
A diretora de Gestão de Pessoal da Polícia Federal, delegada Cecília Silva Franco, falou sobre a próxima seleção PF para administrativos. Ela confirmou que o pedido será renovado este ano.
De acordo com a diretora, a solicitação será realizada em 2021, incluindo um acréscimo de vagas devido as aposentadorias e desligamentos que aconteceram no período.
“Agora a gente deve renovar esse pedido até com uma atualização das vagas, porque, passado um tempo, mais vacâncias aconteceram. Então a gente atualiza esse levantamento e reinicia essas tratativas com o Governo Federal para autorização de concurso”, disse a diretora
Conforme as regras federais, os órgãos devem enviar os pedidos de novos concursos até 31 de maio do respectivo ano. É necessário apresentar um detalhamento sobre a precisão de reposição de pessoal.
Apesar de reconhecer a crise financeira que o país enfrenta devido a pandemia, a diretora de Gestão de Pessoal da PF afirmou que o concurso para área Administrativa é muito importante para a instituição.
Ainda segundo Cecília Silva Franco, a Polícia Federal está disposta a lutar pela autorização da seleção em 2021. Para ela, esta será ‘a batalha do ano’.
“A medida que os cargos vão ficando vagos em quantidade grande na carreira administrativa, a gente precisa muitas vezes de policiais atuando em atividades que não são da carreira policial. Então a Polícia Federal não funciona sem a carreira administrativa”, ressaltou.
Cecília reforçou que as carreiras administrativas são tão importantes quanto à policial. A representante da corporação compreende que existem vários fatores para autorização de um concurso, mas que a PF fará o possível para conseguir o aval.
“É sim intenção da Polícia Federal renovar esse pedido e com atualização das vagas, que, com certeza, no período de um ano aumenta. São muitas saídas, seja por aposentadoria ou saída por aprovação em outro concurso também. Vamos então batalhar por isso este ano”, concluiu.