Devido a recomendação do Ministério Público Federal, Cebraspe e Polícia Federal têm cinco dias para divulgar as providências tomadas.
Os interessados puderam se inscrever até o dia 11 de fevereiro, no site do Cebraspe. Os candidatos serão avaliados por diversas etapas, sendo a primeira fase uma prova objetiva e discursiva, de caráter eliminatório e classificatório!
Pedido de Nova Retificação
Na segunda-feira, 8, o Ministério Público Federal (MPF) por meio da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC), recomendou ao Departamento de Polícia Federal e ao Cebraspe, que retifiquem novamente o edital de abertura do Concurso Polícia Federal.
Desta vez, seria preciso excluir o ceratocone da relação de condições clínicas, sinais ou sintomas que incapacitam o candidato, assim como para a tomada de posse nos cargos.
Caso isso ocorra, o prazo de inscrições precisaria ser reaberto pela segunda vez. Além disso, a junta médica do edital também teria que apontar os motivos pelos quais os portadores de ceratocone seriam inaptos a participar do concurso.
- Confira: Apostila Completa Polícia Federal
- Confira: Curso Online Completo Polícia Federal
Segundo o site do MPF, a própria Polícia Federal, por meio da Divisão de Planejamento e Execução de Concursos (Dplac), indica que “na sua fase leve, o ceratocone é muitas vezes esquecido ou mal diagnosticado como miopia e/ou astigmatismo”.
Fora isso, o Cebraspe também informou, pelo Ofício 195/2021, que o candidato com ceratocone não considerado inapto imediatamente, devendo ser observados outros critérios pela junta médica pericial.
Sendo assim, a contar do dia 8 de fevereiro, foi dado prazo de cinco dias para informar quais serão as providências tomadas após a recomendação .
Vale ressaltar que as inscrições para o Concurso PF chegaram a ser reabertas até as 18h desta quinta-feira, 11. Entretanto, o motivo da decisão não foi informado pela banca.
Taxa de inscrição do concurso PF
Publicado no dia 15 de janeiro, o edital de abertura da seleção da Polícia Federal conta com 1.500 vagas. Todas as chances são em cargos de nível superior. O regime de contratação é o estatutário, que garante a estabilidade.
Os candidatos puderam se inscrever até as 18h do dia 11 de fevereiro, após a reabertura das inscrições. No entanto, ainda é necessário pagar a taxa de inscrição, até o dia 3 de março.
Os profissionais terão uma jornada de trabalho de 40 horas semanais e contam com a seguinte distribuição de vagas por cargo:
- Agente de polícia – 893 vagas
- Escrivão de polícia – 400 vagas;
- Papiloscopista policial federal – 84 vagas;
- Delegado de polícia – 123 vagas.
As vagas ofertadas são em formato nacional
, ou seja, sem distribuição por regiões. A Polícia Federal convocará de acordo com suas necessidades. A Região Norte e as faixas de fronteira são os locais com mais vagas disponíveis.