O concurso Polícia Federal (PF) terá edital divulgado em 2024, no mais tardar, até o ano que vem o edital deverá ser publicado.
Segundo o presidente da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais serão ofertadas 57 vagas para peritos e o curso de tecnólogo ainda é aceito para o concurso PF.
Se interessa pelo certame? Fique e confira os demais detalhes sobre o edital Polícia Federal (PF) que será divulgado em 2024!
Quando o edital do concurso Polícia Federal será divulgado?
O novo concurso da Polícia Federal (PF) está ganhando força e pode ter seu edital publicado ainda em 2024. A informação foi divulgada pelo presidente da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), Willy Haufe.
Haufe utilizou suas redes sociais para reforçar que a PF já solicitou a devida autorização para o concurso. Segundo ele, o edital deverá ser publicado, no máximo, até o ano que vem, trazendo novas oportunidades para aqueles que desejam ingressar na carreira policial federal.
“A Diretoria de Gestão de Pessoas já fez a solicitação formal e serão 57 vagas para perito criminal federal. O edital deverá ser publicado até o final do ano (2024), no máximo, no ano que vem (2025)”, disse o presidente da APCF.
- Confira: Apostila PF: Agente Administrativo
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos! Clique aqui e saiba mais!
Quantas vagas poderão ser ofertadas no concurso Polícia Federal?
A Polícia Federal (PF) enviou um pedido de autorização para a realização de um novo concurso, visando o preenchimento de 1.810 vagas. Dentre essas, estão previstas 57 para peritos, além de oportunidades para Delegado (261), Agente (1.115), Escrivão (364) e Papiloscopista (13).
Os cargos de Agente, Escrivão e Papiloscopista exigem formação de nível superior em qualquer área de conhecimento, enquanto o cargo de Delegado requer graduação específica em Direito. Já para as oportunidades de Perito, as especialidades serão determinadas conforme o edital, atendendo a diversas áreas de formação.
Uma novidade importante é a aceitação de tecnólogos no próximo concurso. O presidente da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), Marcos Hauffe, esclareceu que a atual legislação permite a participação de tecnólogos, e que a Lei Orgânica da PF, que propõe restrições aos candidatos com cursos de bacharelado ou licenciatura, ainda não tem previsão de avançar no Congresso Nacional. Dessa forma, os tecnólogos poderão concorrer às vagas no próximo certame, que está prestes a ser anunciado.
Quais são as áreas do Perito Criminal?
A ansiedade por um novo edital está em alta, especialmente entre os aspirantes à carreira de Peritos Criminais federais. A razão para tal expectativa é que este cargo não foi incluído na última autorização e ficou de fora do concurso da PF realizado em 2021.
A carreira de Perito é altamente especializada e subdividida em 19 áreas distintas, cada uma exigindo graduações específicas.
- Perito Criminal Federal/Área 1
- Requisito: nível superior em Ciências Contábeis ou Ciências Econômicas
- Perito Criminal Federal/Área 2
- Requisito: nível superior em Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia de Telecomunicações ou Engenharia de Redes de Comunicação
- Perito Criminal Federal/Área 3
- Requisito: nível superior em Ciências da Computação, Informática, Análise de Sistemas, Engenharia da Computação ou Engenharia de Redes de Comunicação
- Perito Criminal Federal/Área 4
- Requisito: nível superior em Engenharia Agronômica
- Perito Criminal Federal/Área 5
- Requisito: nível superior em Geologia
- Perito Criminal Federal/Área 6
- Requisito: nível superior em Engenharia Química, Química Industrial ou Química
- Perito Criminal Federal/Área 7
- Requisito: nível superior em Engenharia Civil
- Perito Criminal Federal/Área 8
- Requisito: nível superior em Ciências Biológicas
- Perito Criminal Federal/Área 9
- Requisito: nível superior em Engenharia Florestal
- Perito Criminal Federal/Área 10
- Requisito: nível superior em Medicina Veterinária
- Perito Criminal Federal/Área 11
- Requisito: nível superior em Engenharia Cartográfica
- Perito Criminal Federal/Área 12
- Requisito: nível superior em Medicina
- Perito Criminal Federal/Área 13
- Requisito: nível superior em Odontologia
- Perito Criminal Federal/Área 14
- Requisito: nível superior em Farmácia
- Perito Criminal Federal/Área 15
- Requisito: nível superior em Engenharia Mecânica ou Engenharia Mecatrônica
- Perito Criminal Federal/Área 16
- Requisito: nível superior em Física
- Perito Criminal Federal/Área 17
- Requisito: nível superior em Engenharia de Minas
- Perito Criminal Federal/Área 18
- Requisito: nível superior em Engenharia Elétrica
- Perito Criminal Federal/Área 19
- Requisito: nível superior em Biomedicina, Ciências Biológicas, Farmácia ou Medicina Veterinária
Quer ingressar na carreira pública? Confira todos os concursos abertos a nível nacional!
Fiquem ligados na nossa página para as próximas notícias sobre o concurso PF!