Atenção concurseiros! O concurso Polícia Penal Acre está autorizado para preencher 260 vagas. A banca organizadora está definida e o edital agora está cada vez mais perto de ser publicado. Veja!
- Confira: Apostila Básico para Concursos
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos! Clique aqui e saiba mais!
Entre para o Maior Movimento de Aprovações com o Maior Desconto do ano na Assinatura Vitalícia da Nova! 2025 será o ano chave para sua Aprovação e para a concretização dos seus maiores sonhos!
ATIVAR DESCONTO!Índice
Concurso Polícia Penal Acre: quando sai o edital?
Portanto, o edital do concurso da Polícia Penal do Acre está cada vez mais perto de ser publicado.
Agora, a banca organizadora foi definida: o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) será responsável pelas etapas do concurso.
Sendo assim, agora só falta a assinatura do contrato e depois o edital se tornará iminente, podendo sair a qualquer momento.
Anteriormente, o governador Gladson Cameli confirmou que dois editais estão em andamento, sendo um para área da Saúde e o outro para a Segurança da Polícia Penal, com oferta de 260 vagas.
“Já está em andamento o concurso para a Saúde e vamos lançar o edital de concurso para a polícia penal, com 260 vagas, medida que também contribuirá para que possamos melhorar a estrutura penitenciária do estado”, disse.
Além disso, vale mencionar que a seleção foi prometida pouco antes das eleições presidenciais de 2022.
“O estado precisa contratar novos servidores efetivos, precisa fazer concurso público. Ninguém move a máquina se não tiver servidor. Eu sei a deficiência que tem de corpo técnico e nós vamos ter que fazer. Acabando as eleições, a equipe está se mobilizando para fazer novos concursos, inclusive está vindo um aí da Polícia Penal”, informou o governador.
Concurso Polícia Penal Acre: edital esperado desde 2019
A carreira de Polícia Penal do Acre foi criada em 2019, através da aprovação de uma proposta de emenda à Constituição. Desde então, um novo concurso é esperado.
Anteriormente, a carreira era denominada Agente Penitenciário. No entanto a emenda alterou o artigo 143, que passou a ser o seguinte:
“Artigo 143-A – A Polícia Penal, órgão permanente, dirigida por servidor de carreira e vinculada à Secretaria da Administração Penitenciária, cabe a segurança dos estabelecimentos penais, a custódia e a escolta de presos.
- 1º – O preenchimento do quadro de servidores da Polícia Penal será feito, exclusivamente, por meio de concurso público e da transformação dos cargos isolados e dos cargos de carreira dos atuais agentes penitenciários e equivalentes.
- 2º – Lei orgânica e estatuto disciplinarão a organização, as atribuições, o funcionamento, os direitos, deveres, vantagens e regime de trabalho da Polícia Penal e de seus integrantes, respeitadas as leis federais concernentes.
- 3º – O Diretor Geral da Polícia Penal será nomeado pelo Governador do Estado dentre os ocupantes do serviço ativo da carreira policial penal do Estado de São Paulo, conforme dispuser a lei, devendo fazer declaração pública de bens no ato da posse e de sua exoneração.” (NR).
De acordo com o presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Acre, Beto Calixto, a reformulação do cargo vai trazer uma série de benefícios.
“A PEC é a medida que vai acender ainda mais todo o trabalho dos agentes junto ao sistema de Segurança Pública”, disse Calixto.