Boa notícia! O governador do Acre, Gladson Cameli, confirmou em suas redes sociais, o lançamento de um novo concurso Polícia Penal Acre (Iapen) para o preenchimento de 329 vagas na próxima semana!
O certame conta, inclusive, com banca organizadora e taxas de inscrição definidas. A escolhida é o IBFC (Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação) e os valores para homologação das candidaturas são os seguintes:
- Nível Médio: 53,00
- Nível Superior: 72,00
- Policial Penal: 81,00
Entre para o Maior Movimento de Aprovações com o Maior Desconto do ano na Assinatura Vitalícia da Nova! 2025 será o ano chave para sua Aprovação e para a concretização dos seus maiores sonhos!
ATIVAR DESCONTO!Índice
Portanto, fica a expectativa pela publicação do edital até o dia 24 de junho. Para acessar a fala no governador na íntegra, clique aqui!
- Confira: Livro 600 Questões Comentadas Língua Portuguesa
- Confira: Curso de Língua Portuguesa – Profª. Ariane Budke
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos! Clique aqui e saiba mais!
Quais vagas serão ofertadas no concurso Polícia Penal Acre?
O quantitativo ainda não foi informado, no entanto, sabe-se que serão ofertadas vagas de nível médio e superior distribuídas entre as seguintes carreiras:
Nível Médio
- Técnico Administrativo Operacional;
Nível Superior
- Agente Policial Penal;
- Assistente Social;
- Psicólogo.
Concurso Polícia Penal Acre é esperado desde 2019!
A carreira de Polícia Penal AC foi criada em 2019, através da aprovação de uma proposta de emenda à Constituição.
Anteriormente, a carreira era denominada Agente Penitenciário. No entanto a emenda alterou o artigo 143, que passou a ser o seguinte:
“Artigo 143-A – A Polícia Penal, órgão permanente, dirigida por servidor de carreira e vinculada à Secretaria da Administração Penitenciária, cabe a segurança dos estabelecimentos penais, a custódia e a escolta de presos.
- 1º – O preenchimento do quadro de servidores da Polícia Penal será feito, exclusivamente, por meio de concurso público e da transformação dos cargos isolados e dos cargos de carreira dos atuais agentes penitenciários e equivalentes.
- 2º – Lei orgânica e estatuto disciplinarão a organização, as atribuições, o funcionamento, os direitos, deveres, vantagens e regime de trabalho da Polícia Penal e de seus integrantes, respeitadas as leis federais concernentes.
- 3º – O Diretor Geral da Polícia Penal será nomeado pelo Governador do Estado dentre os ocupantes do serviço ativo da carreira policial penal do Estado de São Paulo, conforme dispuser a lei, devendo fazer declaração pública de bens no ato da posse e de sua exoneração.” (NR).
De acordo com o presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Acre, Beto Calixto, a reformulação do cargo vai trazer uma série de benefícios.
“A PEC é a medida que vai acender ainda mais todo o trabalho dos agentes junto ao sistema de Segurança Pública”, disse Calixto.
Sendo assim, esse será o primeiro concurso para o cargo com a denominação de Agente Policial Penal, que prevê a oferta de 260 vagas.
Como foi o último concurso?
O último concurso foi realizado em 2021, para o preenchimento de vagas temporárias, com salários de até R$ 4,6 mil. São elas:
- Auxiliar Administrativo;
- Advogado;
- Assistente Social;
- Psicólogo.
Na ocasião, os candidatos foram avaliados por meio de três etapas:
- Prova Objetiva, de caráter classificatório e eliminatório;
- Investigação Criminal e Social, de caráter eliminatório.
- Prova de Títulos, de caráter classificatório.
A prova objetiva consistiu em 40 questões de múltipla escolha das seguintes disciplinas:
- Língua Portuguesa: 4 vagas
- Raciocínio Lógico Quantitativo: 3 vagas
- História e Geografia do Acre: 3 vagas
- Conhecimentos Específicos: 30 vagas
Já a prova de títulos seguiu os seguintes critérios de avaliação: