Atenção concurseiros! De acordo com a Seplag, o concurso Polícia Penal AL terá edital republicado ainda este mês e provas em novembro.
No último dia 10 de agosto, a seleção foi suspensa devido a uma liminar que pedia a republicação do edital, para ser apresentada a devida reserva de vagas para Pessoas com Deficiência.
Entre para o Maior Movimento de Aprovações com o Maior Desconto do ano na Assinatura Vitalícia da Nova! 2025 será o ano chave para sua Aprovação e para a concretização dos seus maiores sonhos!
ATIVAR DESCONTO!Índice
- Adquira: Apostila completa Polícia Penal AL
- Adquira: Curso online completo Polícia Penal AL
Novidades sobre o concurso Polícia Penal AL
Na última quinta-feira, 12, o Secretário de Planejamento, Gestão e Patrimônio do Estado de Alagoas, Fabrício Marques, se prenunciou sobre a suspensão do concurso e afirmou que o edital será republicado.
Sendo assim, o edital contará com a reserva de 20% das vagas para Pessoas com Deficiência (PcDs), seguindo a decisão judicial, que foi determinada após uma Ação Civil Pública (ACP) ajuizada pelo Ministério Público Estadual.
Ainda de acordo com Fabrício Marques, o edital será publicado ainda este mês, dentro das próximas duas semanas. Em relação às provas, agora elas estão previstas para serem aplicadas no mês de novembro.
“Após nos reunirmos com a comissão técnica, decidimos por atender a demanda e republicar o edital, assim democratizamos o certame e oferecemos ainda mais oportunidades neste momento tão delicado”, disse a Seplag.
Vale lembrar que a seleção conta com 300 vagas para o cargo de Policial Penal, antigo cargo de Agente Penitenciário. A carreira exige o nível superior dos candidatos e tem ganhos iniciais de R$3.800,00.
Como serão as provas do concurso Polícia Penal AL?
Todos os candidatos serão avaliados pelas seguintes etapas:
- Prova objetiva
- Teste de aptidão física
- Avaliação médica das condições de saúde física e mental
- Comprovação documental
- Investigação social
Provas Objetivas
As provas objetivas são de caráter eliminatório e classificatório, compostas por 120 questões de julgamento de Certo ou Errado.
Elas serão realizadas em novembro e terão duração de 3 horas e 30 minutos. Confira as disciplinas que comporão as provas:
Conhecimentos Gerais (30 questões)
- Língua Portuguesa;
- Atualidades;
- Ética no Serviço Público;
- Noções de Informática; e
- Raciocínio Lógico.
Conhecimentos Complementares (30 questões)
- Execução Penal;
- Noções de Direitos Humanos e Participação Social; e
- Legislação Estadual.
Conhecimentos Específicos (60 questões)
- Direito Administrativo;
- Direito Constitucional;
- Direito Penal;
- Direito Processual Penal;
- Legislação Especial;
- História Geral, de Alagoas e do Brasil; e
- Geografia Geral, de Alagoas e do Brasil.